Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para participação na 11ª Primavera dos Museus
ARRAIAS

Abertas as inscrições para participação na 11ª Primavera dos Museus

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 17h14 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 21h42

Desta terça (26) até sexta-feira (29), a UFT e a Prefeitura Municipal de Arraias, em conjunto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), oferecerão atividades gratuitas na 11ª Primavera dos Museus. As ações fazem parte do Projeto de Extensão "Gestão e Uso do Museu Histórico e Cultural de Arraias: Identidades e memórias" e ocorrerá no Museu Histórico e Cultural de Arraias.

A fim de desenvolver e implantar um modelo de gestão e uso compartilhado do Museu Histórico e Cultural de Arraias, o evento é coordenado pela professora do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT do Câmpus de Arraias, Valdirene Gomes.

Valdirene afirma que o projeto é formado com o intuito de conversar a Universidade, que produz conhecimento e desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão; com conhecimentos adquiridos no Museu, propondo uma ação em parceria com o Estado e a Prefeitura para fortalecer a cultura no município e valorizar o Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Arraias.

A ação procura instigar a Universidade a propor questões de formação de seu corpo docente, desenvolvendo uma proposta de formação da comunidade, das ações de cultura e de valorização de processos. "Além disso, procuramos a Universidade no sentido de contribuir na criação de políticas de preservação do município. Nossa experiência piloto com o Estado é desenvolver o projeto, avaliá-lo e, só depois, pensá-lo na forma de expansão para outros museus do Estado", declara a professora.

O último dia do evento (29) contará com curso sobre Educação Patrimonial oferecido pelo Museu, com o tema Aproximações do Universo Museal e será lecionado pela professora Ana Paula Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP). O curso, com duração de quatro horas, contará com total de vinte vagas a serem preenchidas.

Para participar, é necessário fazer a inscrição no endereço eletrônico e levar um objeto pessoal de valor emocional. O curso abordará, de forma simples e dinâmica, as vivências e os desafios de uma instituição que existe há muitos anos e que vem se transformando para melhor atender a sociedade.

Seu objetivo é debater as principais características, funções e finalidades do Museu e a partir desta discussão, apresentar as várias possibilidades de como esta instituição é capaz de transformar pensamentos e realidades por meio do conhecimento do passado, presente e do futuro.

11ª Primavera dos Museus
Data Horário Atividade Abordagem
26 a 29/09 9h às 12h
Visita Mediada à Exposição Caminhos de Arraias A exposição tem a finalidade de relembrar acontecimentos históricos, mas também de exaltar a cultura do povo arraiano
26/09 10h às 11h30 Chapeuzinhos  no Museu: momentos de contação de histórias

O Projeto de extensão "Contação de Histórias" trará releituras do clássico Chapeuzinho Vermelho

Organização: Profª. Adriana Demite (UFT) e Mayára Araújo (UFT/SEMED)

27/09  19h às 22h

Cinema no Museu - Filme "Caçadores de Obras Primas" *

Após a exibição do filme haverá debate com o mediador Prof. Filipe Vieira (USP/UFT)

28/09  15h30 às 17h  Chapeuzinhos  no Museu: momentos de contação de histórias

Organização: Profª. Adriana Demite (UFT) e Mayára Araújo (UFT/SEMED)

29/09  9h às 12h  Curso Educação Patrimonial: Aproximações do Universo Museal

O curso irá debater o conceito de Museu e apresentar as várias possibilidades de como esta instituição é capaz de transformar pensamentos e realidades por meio do conhecimento do passado, presente e do futuro. Ministrante: Ana Paula Rodrigues (USP)

* Serão 35 vagas disponibilizadas para participação do debate ao filme "Caçadores de Obras Primas". Dessas vagas, 15 estão destinadas aos alunos do Programa de Acesso Democrático à Universidade (PADU).