Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de gestores administrativos da UFT segue até esta sexta, em Araguaína

Encontro de gestores administrativos da UFT segue até esta sexta, em Araguaína

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 02h46 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 14h24

Segue até esta sexta-feira (15), no Câmpus da UFT em Araguaína, o 7º Encontro de Gestores Administrativos da UFT. O evento é organizado pelas pró-reitorias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) e Administração e Finanças (Proad), além da Diretoria Administrativa (Dirad), vinculada à Proad. O encontro teve início ainda na última segunda-feira (11) e reúne administradores de todos os câmpus e também da Reitoria no Laboratório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) no Câmpus de Araguaína.

Encontro reúne administradores de toda a Universidade na EMVZ em Araguaína (Foto: Divulgação Proad)Encontro reúne administradores de toda a Universidade na EMVZ em Araguaína (Foto: Divulgação Proad)

De acordo com o pró-reitor de Administração e Finanças da UFT, Jaasiel Lima, a gestão da UFT tem adotado três princípios norteadores: o fortalecimento da atividade-fim (ensino, pesquisa e extensão); a desburocratização administrativa; e a economicidade de recursos, tendo em vista o cenário de redução da capacidade financeira nos últimos meses. "Sob estes princípios, a Proad tem procurado modernizar suas rotinas administrativas por meio da informatização de procedimentos corriqueiros, como a implantação do Sistema de Gestão de Frotas - que acelera e melhora o controle na alocação dos recursos materiais (agenda de veículos) e otimiza o uso da frota evitando que vários veículos oficiais sigam para o mesmo destino ao mesmo tempo, o que traria ônus para a administração", pontua.

Lima frisa ainda que outras ferramentas estão sendo utilizadas como a Asten Patrimônio, com a aquisição de tablets que estão sendo distribuídos para cada câmpus da UFT. "Com isso, conseguiremos efetuar com mais agilidade os inventários anuais que antes eram feitos de forma manual, com alimentação de planilhas. Com esta ferramenta, a leitura é feita pela câmera dos dispositivos e alimentação direta no sistema, desburocratizando os procedimentos e dando maior confiança e celeridade nas rotinas de controle patrimonial que tanto tem sido gargalo nos órgãos públicos", contou.

Durante o encontro os participantes estão recebendo informações via palestras sobre os novos procedimentos e também sobre os fluxos de compras, rotinas de alimentação do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). "Todo e qualquer sistema só consegue ser gerencial se for alimentado e, esta definição de fluxos é condição necessária para a agilidade e economicidade de recursos materiais e imateriais", diz. Ainda conforme o pró-reitor, ações estão sendo realizadas visando a otimização das rotinas administrativas de almoxarifados (materiais de expediente e químicos). Lima frisou que a participação neste encontro está bem maior que a dos encontros anteriores, o que demonstra interesse no envolvimento e participação de todos no enfrentamento dos entraves por que passa a Universidade atualmente. "Estamos felizes por estarmos criando oportunidades, através do estreitamento entre as unidades que compõem a UFT, e enfrentando a crise de forma inteligente", complementou.

Programação

Para esta quinta-feira a programação do Encontro prevê palestras sobre Fluxo de Compras, Fluxo de Descarte de Resíduos e Controle de Substâncias controladas pela Polícia Federal e Exército Brasileiro; é previsto treinamento para uso de módulo voltado para os almoxarifados e de patrimônio. Para a sexta-feira (último dia), estão previstas novas palestras e treinamento sobre Fluxo de Compras, Instrução Processual e Módulo SIE Compras, Termo de Referência e Pesquisa de Preços. Confira, abaixo, como está organizado o cronograma do Encontro:

Encontro de Gestores Administrativos da UFT
Setor Data Tema

- Almoxarifado

- NGLAB

- Apresentação do Fluxo de Compras

- Apresentação do Fluxo de Descarte de Resíduos

- Controle de substâncias controladas pela Polícia Federal e Exército Brasileiro

- Almoxarifado

- NGLAB

Horário: 14h às 17h30