Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa de rádio da UFT FM apresentará pesquisas desenvolvidas na Universidade
Início do conteúdo da página
NOVIDADE

Programa de rádio da UFT FM apresentará pesquisas desenvolvidas na Universidade

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 10h59 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 10h02

Radar da Ciência (Imagem: Reprodução Vídeo Divulgação)Neste 06 de setembro (amanhã) a Rádio UFT FM, frequência 96,9, estreia o programa “Radar da Ciência”. A nova atração trará toda quarta-feira, às 18h, um especialista da instituição para apresentar suas pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Tocantins (UFT) que sejam de interesse público. A cada semana um novo tema será abordado, buscando trazer novas perspectivas de melhoria da qualidade de vida ou problemas sociais emergentes para os quais a UFT venha trabalhando soluções por meio da pesquisa acadêmica. “Radar da Ciência” trata-se portanto de um programa informativo que vai apresentar para as cidades tocantinenses alcançadas pela emissora o que vem sendo desenvolvido nas áreas de ensino, pesquisa e extensão pela instituição.

Para o diretor da Rádio e de Audiovisual da Universidade, Junior Duarte, o "Radar da Ciência" vai ser um importante passo para a divulgação das ações da instituição. "A UFT é hoje uma universidade com grande produção de conhecimento e este programa será de extrema importância para que as pessoas conheçam e se aproximem mais da academia", explica.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Pimenta, é um dos primeiros entrevistados (Foto: Vanderlei Jr/Dicom)Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Pimenta, é um dos primeiros entrevistados (Foto: Vanderlei Jr/Dicom)

Aproximação que, na visão do diretor de comunicação da UFT, Kleber Abreu - que será o locutor do programa - vai ser mais uma forma da Universidade contribuir com o conhecimento e a educação. "Acredito que a UFT deve sim mostrar a sua produção acadêmica e o programa tem tudo para estreitar essa relação com a comunidade", conta. Ele explica ainda que a atração tentará levar o conteúdo de maneira mais simples de fácil entendimento. "A intenção é despertar no ouvinte o interesse para a influência que as pesquisas que são realizadas pela Universidade podem ter no cotidiano da sociedade. Tentando fazer essa ponte da pesquisa com a comunidade, e como sabemos que o ouvinte é mais massificado, vamos tentar destrinchar as pesquisas e fazer com que o público entenda como é que essas pesquisas estão presentes no cotidiano deles", ressalta.

Estreia

O programa de estreia, que vai ao ar nesta quarta-feira (6) abordará o tema "Biotecnologias e bionegócios" com o entrevistado, Raphael Sanzio Pimenta, que é pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Pimenta explica que o tema apresentará para a população as principais pesquisas desenvolvidas atualmente, como por exemplo as relacionadas às novas drogas e o uso de agrotóxicos. "Toda pesquisa pode trazer um retorno direto ou indireto para a sociedade das mais diversas formas que possamos imaginar. Essas, em questão, podem influenciar em uma redução de alimentos com o agrotóxicos que são nocivos para a saúde e pode fazer com que a população busque por uma alimentação mais saudável. Já a pesquisa de novas drogas é o primeiro passo para o desenvolvimento de medicamentos que serão úteis para todos ", disse.

Produção

Com duração aproximada de 30 minutos, o programa Radar da Ciência terá periodicidade semanal e será desenvolvido por uma equipe de produção da UFT FM e apresentação do diretor de Comunicação da Universidade, Kleber Abreu.

registrado em:
marcador(es): Dicom,Propesq,Pesquisa,Home,UFT FM
Fim do conteúdo da página