Página inicial > Últimas Notícias > Lançado sistema de cadastro online para a assistência estudantil
PROEST

Lançado sistema de cadastro online para a assistência estudantil

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 12h00 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 08h24

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), realizou nesta terça-feira (15), o lançamento da primeira etapa do Sistema de Inscrição Online de Cadastro Único de Bolsistas (Cubo). Os principais objetivos da plataforma digital são agilizar a tramitação e o desempenho dos processos de cadastro dos alunos para as bolsas de assistência estudantil da Universidade, facilitando assim a produtividade dos servidores e aumentando a satisfação do próprio aluno. O Cubo vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias da Informação (DTI) em parceria com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e a Diretoria de Alimentação e Moradia (DAM). Dentre os serviços disponíveis estarão a inscrição online, análise socioeconômica, recursos e seleção com resultado parcial e final.

De acordo com o diretor do DAE,  José Inácio dos Santos Neto, a primeira etapa irá abranger a parte de classificação, seleção e o parecer socioeconômico dos bolsistas e o uso do sistema representará não só a ampliação da sustentabilidade ambiental, como também a redução de custos no setor público, uma vez que tem como meta eliminar o papel como suporte físico para documentos no setor. "Teremos uma redução de papel, uma maior agilidade no trabalho da assistência estudantil e o aluno terá a facilidade de se inscrever nos editais de maneira online, sem precisar demandar tempo e deslocamento até os setores, sem  fila de espera, aguardar o horário de atendimento. Ganharemos agilidade no processo", explica.

Santos Neto explica  ainda que o Cubo foi planejado nos últimos seis meses e que estará disponível para os alunos depois do dia 20 de agosto.  Segundo ele a expectativa é que o sistema possa ser utilizado por outros setores da Universidade, futuramente.

Lançamento do Sistema Cubo Foto Elini Oliveira/DicomLançamento do Sistema Cubo Foto Elini Oliveira/Dicom

Dificuldades, soluções e capacitação para o novo sistema

No lançamento estiveram presentes juntamente com o Pró-reitor Kherlley Barbosa, a Pró-reitora de Graduação, Vânia Passos; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rafael Sânzio, o Pró-reitor interino de Cultura, Extensão e Assuntos Comunitários, Dimas Magalhães; e o Pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andrea Lemus Erasmo.  Na ocasião os gestores ouviram os profissionais que atuam nos setores de assistência estudantil nos sete câmpus da Universidade, que apontaram as principais dificuldades enfrentadas em seus respectivos câmpus em relação aos auxílios. Os servidores  também fizeram sugestões de possíveis soluções para as demandas apresentadas.

Mesa Composta por Pró-Reitores Foto Elini Oliveira/ DicomMesa Composta por Pró-Reitores Foto Elini Oliveira/ Dicom

Em seguida a plataforma foi apresentada para todos e a programação segue no período da tarde, quando os profissionais serão capacitados através de um treinamento para o uso do Sistema Cubo.

marcador(es): DTI,Proest,Home