Página inicial > Últimas Notícias > Ciclo de Palestras do Neucidades aborda a Romaria do Bonfim em Natividade nesta sexta
PORTO NACIONAL

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 16h07 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 16h54

Ciclo de Palestras NeucidadesO Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades está com palestras programadas nos câmpus de Palmas e Porto Nacional. Nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Câmpus de Porto Nacional, ocorrerá a palestra do professor José Arilson Xavier, com o tema da sua tese de doutorado "Espaços de peregrinação: ver e sentir o sagrado na Romaria de Nosso Senhor do Bonfim-TO". A participação é gratuita, com as apresentações e debates abertos para questionamentos dos alunos e demais participantes. A palestra será na sala 1 do Bloco 3.

O professor Xavier antecipou detalhes sobre o que será abordado em sua palestra, focada na Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade (TO). "A Romaria de Nosso Senhor do Bonfim acontece na cidade de Natividade, mais especificamente no distrito de Bonfim, todo mês de agosto. [...] Haverá uma contribuição com os alunos no sentido de apresentar o panorama de pesquisas geográficas e de doutorado, lhes mostrando os desafios teóricos e metodológicos para tratar um tema desse. Falo também de algumas outras formas de peregrinação, como as peregrinações feitas à cavalo, à moto, à bicicleta... Mas foco principalmente nas histórias de vida dos peregrinos à pé."

Ciclo

O Ciclo de Debates do Neucidades é um projeto iniciado em 2015. São onze palestras com quatro horas de duração cada, totalizando 44 horas do ciclo. Ocorridas mensalmente, conta aproximadamente com duas palestras por mês, iniciadas neste mês de agosto. A professora Rosane Balsan, que é da organização do projeto, diz que a expectativa de participação é de aproximadamente 50 pessoas. "O ciclo de palestras Neucidades é um evento voltado para todos que se interessarem e à comunidade acadêmica da UFT de todos os cursos. Além do público interno da UFT, o evento contará com a participação de membros da comunidade em geral", complementa.

Os participantes recebem certificação em cada palestra. O projeto é cadastrado como atividade de extensão junto a Pró-reitoria de Extensão.

A próxima palestra acontecerá dia 11 de agosto pelo professor mestre Roosevelt Moldes, com o título "A informalidade do turismo em Manaus (AM): Os aspectos sustentáveis dessa prática". Segundo a organização, a próxima palestra será no Câmpus de Palmas. O horário e o local ainda serão definidos. Mais informações sobre o Ciclo de Palestras podem ser obtidas pelo telefone da professora Rosane Balsan (63) 98435-5290 ou na página do Neucidades em rede social.

Acadêmicos farão pesquisa sobre a Romaria do Bonfim em Natividade