Página inicial > Últimas Notícias > III Tertúlia Dialógica da UMA promove debate sobre o envelhecimento
ARAGUAÍNA

III Tertúlia Dialógica da UMA promove debate sobre o envelhecimento

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 17h36 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2017, 18h20

Pensando na reflexão de temas relativos à questão do envelhecer na vida humana, a Universidade da Maturidade (UMA), do Câmpus de Araguaína, promove no dia 30 de junho, das 8h às 17h, a III Tertúlia Dialógica da Universidade Maturidade e o II Encontro dos Egressos da UMA Araguaína. O evento, que tem como tema "Contornados pela afetividade", ocorrerá na Chácara Neide Gomes e terá como conferencista a professora Neila Barbosa Osório.

A Tertúlia acontece anualmente, desde 2015, e um dos principais intuitos é promover um encontro cultural e educativo entre os participantes da UMA, seus familiares e amigos, bem como os egressos, proporcionando a integração entre eles e o compartilhamento de ideias e experiências.

De acordo com Domingas Monteiro, que faz parte da comissão organizadora do evento, algumas das pautas discutidas durante a Tertúlia serão a idade como registro da vida, de experiências, e conhecimentos, além dos sentimentos e sensações ao se tornarem avós e os preconceitos que vieram com a aposentadoria, sendo mediados pelo professora Neila. "Desde a primeira Tertúlia, os discursos dos participantes apontam a relevância de uma reflexão sobre suas próprias vidas e, em cada momento compartilhado, percebeu-se a emoção na troca de experiência e que por meio do diálogo igualitário o conhecimento pode ser sempre compartilhado", afirma.

Domingas ressalta que o principal resultado obtido até agora com essa experiência é o aumento da autoestima dos participantes. "Alguns dos que se sentiam isolados das atividades familiares e ou societárias se perceberam como ser no mundo, capazes de contribuir com a alegria de outrem", destaca. Ela salienta ainda que essa troca de conhecimentos, com vozes iguais no debate, rompe com a cultura de passividade e dá poder de novas interpretações da vida e de mudanças.

marcador(es): Araguaína,UMA,Home