Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Idiomas capacita mestrando com deficiência visual para prova de proficiência
INCLUSÃO

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 12h31 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 14h57

Pensando em uma educação inclusiva e equitativa, que permita o acesso ao conhecimento de forma justa e igualitária para todos, o Centro de Idiomas (CI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) vem implementando ações de capacitação para alunos com algum tipo de deficiência visual. O estudante do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Euler Rui Barbosa Tavares, foi o primeiro beneficiado desse projeto em nível de pós-graduação.

O discente Tavares e a professora Carmem (Foto: Centro de Idiomas/Divulgação)O discente Tavares e a professora Carmem (Foto: Centro de Idiomas/Divulgação)Além da necessidade do conhecimento de outro idioma diante de um mundo cada vez mais globalizado, a capacitação foi necessária para a realização da prova de proficiência em Espanhol, que é uma exigência para a conclusão da pós-graduação. Segundo a coordenadora do Centro de Idiomas, Thelma Lage, o aluno participou de um curso preparatório de Espanhol tendo o auxílio de uma ledora - pessoa capacitada para realizar leituras para deficientes visuais -, a professora Carmem Moreno Magraner, e a ministração do conteúdo auditivo via audio system. "O aluno realizou o curso de Espanhol completo ofertado pelo Centro de Idiomas, abordando somente a parte auditiva, conforme suas necessidades especiais. Vale ressaltar, que mesmo diante de nossas limitações estruturais, temos dado início ao projeto no que tange aos cursos regulares",  afirma.

A coordenadora ressalta que a ideia é que a iniciativa seja contínua e o Centro de Idiomas esteja preparado para esses novos desafios. "A oferta de língua estrangeira é necessária para despertar na comunidade acadêmica, bem como na comunidade externa, o interesse pelo segundo idioma. E ainda, conscientizá-la de sua importância tanto em nível acadêmico quanto em nível mercadológico, abraçando com fé e coragem os desafios por uma educação inclusiva e igualitária", destaca Thelma.

Mais alunos atendidos
No Câmpus de Araguaína, o Centro de Idiomas atende duas alunas: uma com deficiência visual parcial e outra com deficiência visual total, que é auxiliada por uma professora de Libras vinculada ao Estado. O CI solicitou, junto à escola que a aluna frequenta, a transcrição do livro de Inglês para o braile, a partir do material em formato PDF disponibilizado pela Cambridge UK.

Aliás, a instituição britânica é grande parceira do Centro de Idiomas no fornecimento de materiais de estudo. "Aos alunos com baixa visão, passará a ser disponibilizada uma autorização formal da Cambridge para cópias ampliadas a partir do livro original e ela também fornecerá os arquivos digitais (em formato PDF) do material em questão e os alunos poderão usar esses arquivos em um computador para aumentar o conteúdo na tela", declara a coordenadora do Centro de Idiomas. Os alunos completamente cegos também receberão da Cambridge UK os arquivos digitais, que serão utilizados em computadores com leitor de tela.