Página inicial > Últimas Notícias > Palestras abordam diversidade cultural na arquitetura contemporânea
PALMAS

Palestras abordam diversidade cultural na arquitetura contemporânea

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 09h02 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 12h05

Segawa aborda, em palestra, a diversidade cultural humana sob o olhar da arquitetura  (Foto: Daniel dos Santos / Dicom)Segawa aborda, em palestra, a diversidade cultural humana sob o olhar da arquitetura (Foto: Daniel dos Santos / Dicom)Uma viagem pela diversidade cultural japonesa, sob o olhar da arquitetura. É um dos motes da palestra que o professor Hugo Segawa profere na manhã desta quarta-feira (31), no auditório do Bloco III, a partir das 8h30. Desde a terça-feira, Segawa está ministrando palestras tanto na UFT quanto no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) sobre a temas alusivos à arquitetura e à diversidade cultural humana.

Sobre a palestra desta manhã de quarta-feira, Segawa destaca que o objetivo é mostrar um pouco da cultura japonesa. "Possivelmente quando falamos de Europa e Estados Unidos, nossa cultura se mescla, no sentido de que estas culturas não nos são tão desconhecidas. Já a cultura japonesa é um outro universo", pontua. Segundo o professor, a ideia é falar da cultura japonesa do ponto de vista da arquitetura. "Claro que vamos falar das diferenças culturais, mas principalmente como a cultura milenar japonesa convive com a contemporaneidade".

Na terça-feira (30) Segawa abordou a diversidade das culturas latinas, frisando que o continente é muito diversificado e rico de ambientes e ecossistemas humanos. "Na realidade conversamos com os alunos, compartilhamos experiências e descobrimos que somos muito diversos. A América Latina não é uma unidade, uma cultura homogênea. Nós detectamos isso por meio dos espaços urbanos, dos edifícios, das pessoas que habitam esses espaços".

Palestra ocorre no auditório do Bloco III, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Segawa destacou que Palmas, por exemplo, é um lugar onde há muitas culturas reunidas. "É um ponto que está estaqueando o amálgama de uma nova cultura, cujo DNA é tão diversificado que não é possível definir o que será no futuro. Brasília foi assim e demorou um pouco para que a cidade constituísse seu próprio universo cultural", disse.

Parceria
A vinda de Hugo Segawa para a série de palestras é fruto de parceria entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT com o curso da Ulbra. No Centro Universitário da Ulbra, nesta quarta-feira (31), o professor da USP falará sobre a obra de João Filgueiras Lima (Lelé), a partir das 19h, no miniauditório (sala 563). Desde segunda-feira ele aborda assuntos relacionados com as culturas humanas, espaços de memória e uso da madeira na arquitetura.

Hugo Segawa doou grande parte do acervo da revista Projeto para a UFT (Foto: Daniel dos Santos / Dicom)Hugo Segawa doou grande parte do acervo da revista Projeto para a UFT (Foto: Daniel dos Santos / Dicom)
O palestrante
Hugo Segawa é professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segawa foi o primeiro pesquisador a escrever um artigo sobre a capital, Palmas, ainda nos idos de 1991 (veja foto acima), para a revista Projeto, da qual ele foi editor por muitos anos. Segawa, inclusive, doou todo o acervo da revista - do período da qual foi editor - para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT. Ele é também o editor, juntamente com a professora Patrícia Orfila, do colegiado de Arquitetura e Urbanismo da UFT, da revista Amazônia Moderna, o primeiro periódico especializado em Arquitetura da região Norte; a revista ficará na base de dados de revistas da Universidade Federal do Tocantins.

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura