Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre assistência estudantil tem prazo prorrogado até 31 de maio
PROEST

Pesquisa sobre assistência estudantil tem prazo prorrogado até 31 de maio

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2017, 16h22 | Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2017, 17h09

A pesquisa realizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) sobre a efetividade dos programas de assistência estudantil da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi prorrogada até o dia 31 de maio. A intenção é avaliar as ações desenvolvidas pela Pró-reitoria e pretende envolver todos os alunos beneficiados pelos auxílios permanência, permanência MEC, saúde e alimentação. Segundo a diretora de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Assistência Estudantil, Marta Virginia de Araújo, respostas iniciais apontam que os discentes elencam o auxílio-moradia como o mais essencial.

Segundo os dados preliminares, além de apontar o auxílio-moradia como o mais requerido (cerca de 45%), os alunos também destacaram que a melhor modalidade de atendimento para este tipo de auxílio seria a disposição de espaços próprios da UFT para acolhimentos dos estudantes (dado apontado por cerca de 59% dos respondentes, segundo dados preliminares).

Para acessar a pesquisa o aluno deve clicar aqui e responder o questionário que analisa a contribuição da política estudantil da UFT na melhoria da qualidade de vida e na permanência dos estudantes na Instituição.

A pesquisa visa atender o Decreto nº 7.234 que aborda o acompanhamento e a avaliação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), e segue também as orientações do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), que prevê, por sua vez, a necessidade do estabelecimento de uma metodologia de acompanhamento e avaliação da assistência praticada, visando qualificar as ações para melhorar o desempenho acadêmico do estudante usuário dos serviços.

Marta Virginia diz que a pesquisa é essencial para que os programas de assistência atendam de forma mais eficaz as demandas apresentadas pelos alunos.

marcador(es): Proest,Home