Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos de Araguaína e Tocantinópolis apresentam comunicações de trabalhos
Araguaína

Acadêmicos de Araguaína e Tocantinópolis apresentam comunicações de trabalhos

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 08h38 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 17h25

Professor Eugênio Araújo (UFG) durante a conferência de abertura do III Seminário Integrado, em Araguaína (Foto: Elisângela Melo/Divulgação)Professor Eugênio Araújo (UFG) durante a conferência de abertura do III Seminário Integrado, em Araguaína (Foto: Elisângela Melo/Divulgação)O dia hoje é de agenda cheia para o Câmpus de Araguaína, com a realização do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, que reúne o 12º Seminário de Iniciação Científica, o 6º Seminário Institucional do Pibid e o 5º Seminário de Extensão e Cultura. Acadêmicos dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis apresentaram 55 comunicações de trabalhos por todo o dia desta terça-feira (28).

A abertura do evento, na noite de segunda-feira (27), contou com a conferência "Caminhos para a Integração: Universidade e Sociedade", com o professor Dr. Eugênio Gonçalves de Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato; o diretor do Câmpus de Araguaína, José Manoel Sanches da Cruz; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio; a diretora de Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação, Denise Capuzzo, e a coordenadora-geral do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) na UFT, Benvinda Barros Dourado. A abertura do Seminário Integrado ocorreu no auditório do Bloco G, na sala G-01.

Benvinda, Sanzio, Bovolato, Denise e Cruz (e p/ d) na mesa de abertura (Foto: Elisângela Melo/Divulgação)Benvinda, Sanzio, Bovolato, Denise e Cruz (e p/ d) na mesa de abertura (Foto: Elisângela Melo/Divulgação)

Comunicações

Na primeira parte da manhã desta terça-feira ocorreram comunicações de trabalhos de acadêmicos de Tocantinópolis e Araguaína sobre cultura indígena apinajé, preparação de alunos indígenas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Indígenas, e experiências do Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) em alternância pedagógica; em seguida ocorreu um debate.

Na segunda parte da manhã continuaram as apresentações de trabalhos sobre o romance "Ubirajara", de José de Alencar; estudo sobre os mitos indígenas; troca de cartas entre alunos de uma escola da cidade e uma escola indígena - um aprendizado sobre as diferenças; apresentação de uma exposição sobre afrorepresentatividade na literatura e música em escolas; a lenda do pequi - uma aventura interdisciplinar; e a arte como matéria prima local em Tocantinópolis. Assim como na primeira parte da manhã, após as apresentações ocorrerá um debate.

No período da tarde os trabalhos focaram temas como o ensino da matemática, educação financeira, relato de experiências, literatura tocantinense, literatura infantil, gêneros textuais, incentivo da leitura e escrita, jogos e brincadeiras, Matopiba, subsídios da educação para reinserção de menores infratores à sociedade, entre outros. Após as comunicações, ocorrem, das 17h30 às 18h30, 14 apresentações de pôsteres e materiais didáticos.

O evento ainda acontece, nesta quarta-feira (29), com a mesa-redonda "As contribuições do Pibid para a formação docente em matemática", das 8h30 às 11h30, bloco H, sala H02. No período da tarde o encerramento fica com a "Premiação Pibic", das 14h às 18h, no auditório do Bloco G, sala G-01.

Todos os trabalhos apresentados durante o dia são resultados de ações executadas entre agosto de 2015 e julho de 2016, por meio de projetos e subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Toda a programação de apresentações, inclusive com o nome dos alunos envolvidos, pode ser conferida aqui.