Página inicial > Últimas Notícias > Gestão Universitária é tema de curso do Profor em Miracema
Formação docente

Gestão Universitária é tema de curso do Profor em Miracema

Por Paulo Aires | Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 11h59 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 12h20

Começa nesta sexta-feira (10), o Módulo I do Curso de Formação Docente Continuada, sob o tema “Gestão Universitária: Legislação e Organização Institucional”, no âmbito do Programa de Formação Docente Continuada (Profor), no Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento tem como horário sempre das 14 às 18h, na Sala de Audiovisual.

Na oportunidade, ocorrerão duas palestras, a saber: "Estrutura organizacional da UFT", que será ministrada pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Emerson Denicoli, mestre em Gestão de Políticas Públicas; e “Dicom - Sistema de Comunicação”, por Marluce Zacariotti, doutora em Comunicação e diretora de Comunicação da UFT.

Segundo Thiago Ramos Machado, coordenador do Profor, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a primeira parte do curso foi realizada no mês de novembro de 2016. Nesse primeiro momento, o foco foi tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. Para 2017, foi elaborado um novo planejamento para o curso, dividido em quatro módulos. O primeiro módulo, a ser realizado neste mês de março, voltado para questões administrativas da Universidade.

Machado enfatiza que o Curso de Formação Docente Continuada é extremamente relevante para os professores da UFT, tanto para os docentes estáveis quanto para aqueles em estágio probatório. "No caso dos efetivos, trata-se de uma oportunidade para mostrar, por exemplo, que a obtenção do título de doutor não representa o fim do "período de aprendizado" para o professor; ao contrário, inicia-se um novo ciclo, no qual o curso de formação docente pode servir para destacar a importância da atualização e da busca por novos conhecimentos, bem como da releitura de teorias e práticas pedagógicas."

O coordenador acrescenta, ainda, que para o docente em estágio probatório, o curso de formação procura enfatizar aspectos acadêmicos e administrativos, uma vez que "o professor recém aprovado para lecionar no ensino superior ainda é jovem e possui, não raro, reduzida experiência profissional, ao mesmo que se vê em um universo extremamente complexo, considerando sua participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da relação cotidiana com as atividades administrativas e com os diversos sujeitos da UFT: estudantes, técnicos, outros professores, diretores de Câmpus, pró-reitores e a gestão da Universidade de uma forma geral."

Sistema de Comunicação da Universidade

Discorrerá sobre "Dicom - Sistema de Comunicação", a professora Marluce Zacariotti, diretora de Comunicação da UFT. Marluce entende que para o professor, em seu processo de formação, é interessante que tenha conhecimento de como funciona o Sistema de Comunicação da Universidade. "A comunicação, como ela é transversal a todos os nossos processos, é importante que toda a comunidade acadêmica saiba como funciona o fluxo de seus processos", afirma.

"Na palestra, vou mostrar como funciona a Diretoria de Comunicação, como se processam os expedientes (solicitar matérias, encaminhar pautas e confecção de material de divulgação, como cartazes, folders, arte para evento, dentre outros). E para o professor, é importante  entender como se processa a Comunicação e de que maneira ela pode ajudar a disseminar não apenas suas atividades, mas as ações de seu curso, da Universidade". Segundo a diretora, todos esses aspectos  colaboram para reforçar a marca da UFT. "Estamos trabalhando nessa campanha de reforço da marca desde o ano passado,  um esforço de valorizar mais a nossa Universidade e isso começa lá da base, são os alunos, os professores que estão envolvidos nas inúmeras atividades que a nossa Universidade desenvolve no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão", conclui Marluce.

Estrutura Organizacional

O palestrante Emerson Denicoli adianta que a palestra vai tratar da estrutura organizacional da Universidade Federal do Tocantins, e acrescenta: “Vou fazer uma abordagem histórica sobre as universidades públicas do Brasil, como elas se formaram e chegaram a esse modelo organizacional, que é mais ou menos comum a todas as universidades, guardadas as dimensões e peculiaridades de cada uma, levando em contra as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação.”

Este processo de formação continuada, no Câmpus de Miracema, será desenvolvido por meio de cursos ministrados por servidores convidados da UFT e de outras instituições de Educação Superior, com carga horária total de 200 horas.

Os próximos encontros deste módulo serão nos dias 17, 24 e 31 de março.

Os cursos ocorrerão no período de março a setembro, totalizando quatro módulos.

Contato:

marcador(es): Miracema,Home