Página inicial > Últimas Notícias > Edital oferta 69 vagas em cursos de Tocantinópolis e mais de 700 em toda a UFT
Graduação

Edital oferta 69 vagas em cursos de Tocantinópolis e mais de 700 em toda a UFT

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 13h12 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 13h21

Ciências Sociais, Educação Física e Pedagogia são os três cursos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Tocantinópolis com vagas ofertadas por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) para o primeiro semestre letivo de 2017. São 31 vagas para Ciências Sociais, 24 para Educação Física e 14 vagas para Pedagogia, todas no período noturno. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente até este domingo (5), no sistema eletrônico acessível aqui. No total, a UFT oferta 771 vagas distribuídas em 46 cursos de graduação, nos sete câmpus da Instituição.

Segundo balanço parcial da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), até a manhã desta sexta-feira (3), mais de 200 candidatos já estavam inscritos para concorrer a vagas no Câmpus de Tocantinópolis pelo PSC, sendo Educação Física o curso mais procurado entre as três licenciaturas do câmpus incluídas no edital.

Câmpus de Tocantinópolis (Foto: Bianca Zanella/Dicom)Câmpus de Tocantinópolis (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

A licenciatura em Ciências Sociais tem como objetivo primeiro a formação de profissionais capazes de fazer uma leitura crítica da realidade social, econômica, política e cultural do país e, de modo especial, da região do Bico do Papagaio, bem como interferir nessa realidade a fim de transformá-la. O cientista social deverá construir um perfil capaz de atuar na educação básica e superior compromissado com a garantia da qualidade da educação, e desenvolver pesquisas educacionais ancoradas por ampla formação acadêmica teórica e prática sólidas.

O curso de licenciatura em Educação Física, por sua vez, objetiva formar o professor para atuar na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), qualificando-o para compreender, analisar e refletir criticamente sobre as diferentes expressões do movimento humano, do esporte educacional e das práticas de saúde e de lazer social que interagem com a escola, com a cultura e com a sociedade, além de promover atividades relacionadas a estes âmbitos em instituições escolares, tomando por base os conhecimentos científicos da área de Educação Física.

Já o Curso de Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Formação de Professores em Nível Médio, na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação e de projetos e experiências educativas não-escolares, assim como a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não-escolares.

Sobre Tocantinópolis

Fundado em 1858, o município de Tocantinópolis fica localizado ao norte do Tocantins, à margem do rio que dá nome ao estado, a 570 km de distância de Palmas. Com uma população de cerca de 23 mil habitantes, segundo dados do IBGE, o município tem uma economia que gira em torno do funcionalismo público, do comércio varejista e de atividades agropecuárias.

Seus principais pontos turísticos são as praias, ilhas e balneários. No esporte, a cidade se destaca pelo time de futebol Tocantinópolis Esporte Clube, vencedor do campeonato tocantinense de futebol em 1993, 2002 e 2015.

Na UFT, uma das vantagens é a Casa do Estudante, localizada dentro do próprio câmpus e com capacidade para 16 moradores. Além disso, o câmpus amplo e repleto de árvores frutíferas é bastante frequentado e aproveitado pela comunidade local.

Faça a sua inscrição no PSC

Para concorrer às vagas ofertadas no Processo Seletivo Complementar ao Sisu (PSC) 2017/1 os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. As inscrições são feitas exclusivamente online, no formulário eletrônico acessível aqui.

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 7 de março e as matrículas dos selecionados na primeira chamada serão realizadas nos dias 9, 10 e 13.