Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Debates interdisciplinares são realizados em Miracema após exibição do filme "Besouro"
Início do conteúdo da página
Ciclo Cinematográfico

Debates interdisciplinares são realizados em Miracema após exibição do filme "Besouro"

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 12h58 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2017, 09h07

Na noite da última quinta-feira (23), o I Ciclo Cinematográfico Interdisciplinar exibiu o filme Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009) no Câmpus de Miracema. A sessão começou com um grupo de estudantes do primeiro período que apresentou o filme. Ao público foram distribuídos textos complementares sobre a Lei 10.639/03, que aborda o ensino da história e cultura afrobrasileira nas escolas, e a Lei 12.288/10, que reconhece a capoeira como um esporte nacional no Estatuto da Igualdade Racial.


Estudantes promoveram discussão sobre o filme (Foto: Daniel dos Santos)
Após a exibição do filme, ocorreu o debate conduzido pelos estudantes. O professor e coordenador do projeto, Francisco Gonçalves, destaca como a exibição de filmes pode contribuir para o aprendizado. “A utilização do cinema na educação é um instrumento tecnológico que proporciona não só entretenimento, mas reflexão sobre as temáticas que trabalhamos. A abordagem é interdisciplinar e intercursos”.

Segundo o professor, os resultados esperados estão vinculados à capacidade do aluno em estabelecer relações entre a discussão que é feita no cineclube e às atividades de extensão, como o programa Jogando Capoeira, realizado no Câmpus. “Nosso cineclube está articulado com o CA e o DA e às disciplinas ofertadas. Os temas trabalhados nas disciplinas, como as questões indígenas e escravidão, podem ser discutidos através do cinema com diálogos críticos”.

A coordenadora recém-eleita para o curso de Pedagogia, Ana Corina, pontua sobre a importância da dimensão política na formação dos professores. “A formação não pode ficar presa só à sala de aula e leituras de textos. Que eles possam atuar, refletir, se planejar, emitir suas opiniões e participar de uma forma ativa, porque no final das contas é isso que ele vão desenvolver no contexto escolar”.
Marciano, estudante de Pedagogia, acredita que os filmes enriquecem os debates (Foto: Daniel dos Santos)
O estudante do segundo período de Pedagogia, Marciano Furtado, acredita que a exibição de filmes ajuda a apresentar outras realidades e favorece o embasamento para os debates. “O filme nos apresenta as religiões africanas, a importância da capoeira, a forma como os negros eram tratados. Dá para trabalhar em diversos aspectos, dependendo do professor, em disciplinas como história e geografia”.

A programação seguiu com a recepção aos calouros e a noite carnavalesca, organizada pela CA de Pedagogia. Esta foi a segunda sessão do I Ciclo Cinematográfico Interdisciplinar. Ao todo serão sete sessões, sempre no mesmo horário e local, distribuídas nos meses de fevereiro, março e abril. As exibições são abertas ao público, e em cada filme um grupo de alunos é responsável por encabeçar o debate após a exibição.

registrado em:
marcador(es): Miracema,Home
Fim do conteúdo da página