Página inicial > Últimas Notícias > Prazo de recursos é ampliado e deve atender 1,5 mil alunos em situação de vulnerabilidade
AUXÍLIO PERMANÊNCIA

Por Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 14h10 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 12h53

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Tocantins (Proest/UFT) decidiu estender o prazo para recursos quanto ao resultado do edital nº 043/2017, que trata da concessão de bolsas dos programas de Auxílio Permanência e Auxílio Alimentação. Conforme a retificação publicada nesta sexta-feira (10), os candidatos cujos pedidos foram indeferidos terão do dia 13 ao dia 17 de fevereiro para apresentar, inclusive, novos documentos comprobatórios que não tiverem sido entregues dentro do prazo regular. A divulgação do resultado final do edital nº 043/2017, com as respostas aos recursos, deve ocorrer no dia 03 de março.

Até dezembro de 2016, 960 estudantes de graduação da UFT recebiam o benefício, no valor de R$ 400 mensais. Agora, 1.140 inscrições no programa já foram homologadas, e a meta da Proest com a dilatação do prazo de recursos é beneficiar até 1,5 mil alunos em situação de vulnerabilidade social, contando com a inclusão de grande parte dos quase 600 pedidos que foram indeferidos, a maioria por falta de documentos exigidos como critérios para a concessão dos auxílios. Com isso, a UFT deve destinar R$ 7,2 milhões em bolsas permanência no ano de 2017, com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

"Podemos assegurar que temos os recursos necessários para o pagamento do Auxílio Permanência a todos aqueles que se inscreveram no edital, que se enquadram nos critérios estabelecidos e que apresentarem os devidos documentos comprobatórios", afirma o pró-reitor Kherlley Barbosa.

Todos os inscritos homologados no edital nº 043/2016, antes e depois do prazo para recursos, receberão o pagamento retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro, inclusive. No total serão pagas 12 bolsas no valor de R$ 400 a estes selecionados até dezembro deste ano, exceto no caso dos formandos do primeiro semestre e daqueles que se desligarem da Universidade antes do fim do ano, que terão o benefício suspenso. Além disso, no meio do ano, um novo edital deve ser lançado para permitir a entrada de novos beneficiários.

Auxílio Alimentação

A Proest esclarece ainda que, quanto ao Auxílio Alimentação, não haverá qualquer mudança no atendimento aos estudantes nos Restaurantes Universitários até que seja realizada uma reunião geral com os alunos para tratar especificamente do tema, de modo que mesmo aqueles que já recebiam o auxílio em 2016 e não foram homologados no novo edital não terão este benefício interrompido sem aviso e discussão prévia.

marcador(es): Proest,Geral,Home