Página inicial > Últimas Notícias > Arraias: Estudantes do Parfor visitam museu histórico da cidade

Arraias: Estudantes do Parfor visitam museu histórico da cidade

Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2017, 09h45 | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2017, 09h46

Na última quarta-feira (11), a turma de Pedagogia do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), visitou o Museu Histórico e Cultural de Arraias (TO). A visita fazia parte das atividades complementares da disciplina de Fundamentos e Metodologia de História, para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na ocasião, os estudantes ouviram a palestra da vice-diretora do Câmpus de Arraias, professora Noeci de Carvalho Messias, que destacou a relevância do patrimônio cultural do Tocantins. Na palestra, Noeci ressaltou o papel dos museus, como instrumento para a elaboração de práticas educativas. A docente apresentou alguns elementos culturais próprios da cultura tocantinense que podem ser utilizados como objetos de estudo, pesquisa e fortalecimento da identidade regional. Na visita também esteve presente o professor da rede estadual, Jonathas Alencar Marques, que discorreu sobre pontos importantes do processo de ocupação e povoamento de Arraias e o papel dos escravos na construção da história do município.

O professor Orimar Santana, que ministra a disciplina, conta que durante os anos iniciais do Ensino Fundamental é importante orientar os conteúdos de história e relacionar o tempo passado com a atualidade. "Essas interconexões servem para motivar a interdisciplinaridade e criar mecanismos de diálogo entre os professores de diferentes disciplinas, favorecendo um ambiente escolar de interação e cooperação mútua", explica.

marcador(es): Arraias,Parfor