Página inicial > Últimas Notícias > Matemático: o profissional que soma saberes para multiplicar conhecimento

Matemático: o profissional que soma saberes para multiplicar conhecimento

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 10h17 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 10h33

Nesta quarta-feira (26) é comemorado o dia do Matemático. A profissão de matemático está muito associada à educação, setor que emprega grande parte dos graduados no curso de licenciatura em matemática. Essa é uma das ciências que ajudam o homem a desenvolver novas formas do saber, como por exemplo a informática. A matemática é composta por equações e raciocínio lógico que simulam vários tipos de situação.

O curso de graduação em licenciatura em matemática é ofertado em dois câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que ficam localizados nos municípios de Araguaína e Arraias. O curso promove atividades práticas e estágios de intervenção e de regência. Além disso, capacita o profissional fazendo com que ele tenha uma visão abrangente sobre o papel social do educador, fazendo com que ele participe de atividades com o intuito de elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados, desenvolvendo habilidades para o trabalho em equipes multidisciplinares.

Em 2010 foi criado o Programa de Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) no Câmpus de Palmas. Esse é um curso semipresencial com oferta nacional pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). O ProfMat visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional.

Em abril de 2016 os professores do Câmpus de Arraias montaram o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (Gepemfor). O objetivo dos professores é realizar estudos e pesquisas na área de Educação Matemática por meio de leitura, discussão e produção científica voltadas à formação do professor.

Grupo de Pesquisa durante encontro no Câmpus de Arraias. (Foto: Divulgação)Grupo de Pesquisa durante encontro no Câmpus de Arraias. (Foto: Divulgação)

As linhas de pesquisa do Gepemfor incluem a Didática da Matemática, História da Matemática e Linguagem Matemática. Todas as ações promovidas pelo Grupo são vinculadas ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e Laboratório de Educação Matemática (Lemat) do curso de Licenciatura em Matemática, do Câmpus de Arraias.

O professor Dailson Costa conta que o grupo continua funcionando e que já foram realizados mais de quinze encontros que discutem a formação do professor de matemática. Dailson conta também que grande parte dos acadêmicos que escolhem a graduação em Licenciatura em matemática possuem afinidade com as ciências exatas e cálculos. "O professor da matemática tem uma função social importante. Isso porque muitos de seus alunos poderão contribuir com a sociedade desenvolvendo novas técnicas de educação e tecnologia", comenta Costa.

Durante os dias 16, 17 e 18 de novembro, ocorre no Câmpus de Arraias a I Semana Integrada dos Cursos de Matemática (SicMat), da UFT. O tema do evento é "A Formação Graduada e Pós-Graduada do professor". O objetivo do evento é promover a integração dos cursos de Matemática da UFT, que são responsáveis pela formação de muitos professores do Estado do Tocantins, além de levantar discussões sobre os conhecimentos necessários para o exercício da profissão.

Confira mais informações sobre o evento: www.sicmatuft.com.br

marcador(es): Arraias,Araguaína