Página inicial > Últimas Notícias > Obras de expansão são confirmadas no Câmpus de Miracema

Obras de expansão são confirmadas no Câmpus de Miracema

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 08h38 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 09h58

Nesta terça-feira (18), a Universidade Federal do Tocantins deu continuidade ao processo de expansão e consolidação de seus câmpus com a assinatura de termo e ordens de serviços que beneficiam diretamente o Câmpus de Miracema.

Foi assinado o termo de doação de terreno com área de 13 hectares que será anexado aos 27 hectares já previstos para o novo Câmpus em construção, Unidade Cerrado. Também foram assinadas as ordens de serviço para construção de salas de aulas, salas administrativas e laboratórios; início da construção do complexo esportivo; e início da construção da pista de atletismo e campo de futebol.

Para a diretora do Câmpus, Vânia Passos, o crescimento da UFT em Miracema representa desenvolvimento não só para a cidade, mas também para os municípios vizinhos como Lajeado, Miranorte e Tocantínia. "Na história da UFT em Miracema, sempre houve uma forte relação entre o Câmpus e a comunidade local. Portanto, esse desenvolvimento é uma demanda de diversos segmentos da sociedade na região". A diretora acrescenta que há grandes expectativas pela contribuição econômica, profissional, cultural e humana que a universidade traz para a região.

O terreno que será anexado ao novo Câmpus em Miracema é uma doação do empresário Alaor Silva Junior, representado na ocasião por seu filho, Felipe Marrocos. "Meu pai tem relação com a cidade há sete anos e acredita que a educação é capaz de trazer desenvolvimento para a cidade. Estamos muito satisfeitos com a retomada da obra e que um dia a gente possa ver 5 mil estudantes dentro do Câmpus".
Reitora Isabel Auler e empresário Felipe Marrocos assinam termo de doação de terreno para ser anexado à UFT (Foto: danieldossantos)Reitora Isabel Auler e empresário Felipe Marrocos assinam termo de doação de terreno para ser anexado à UFT (Foto: danieldossantos)
A empresa responsável pela retomada das obras da Unidade Cerrado explicou através de seu representante, João Cunha, que a obra será concluída em 11 meses, como previsto em contrato. Já o representante da empresa responsável pela construção da pista de atletismo, Décio Schwarts, afirmou que a pista será feita com a mesma tecnologia de ponta utilizada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro realizados neste ano.

Câmpus de Miracema
O Câmpus de Miracema oferta quatro cursos de graduação: Pedagogia, Serviço Social e mais recentemente Educação Física e Psicologia. A reitora Isabel Auler comentou que os cursos são estratégicos para o desenvolvimento regional e aproveitou a ocasião para evidenciar números importantes para a discussão a respeito do futuro do ensino superior gratuito. "Mais de 76% dos estudantes da região norte do país se enquadram no perfil atendido pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). São estudantes com renda familiar inferior a dois salários mínimos e que dependem da assistência estudantil para se manterem na universidade".

A estudante de Serviço Social, Bianca Silva, pediu a palavra para questionar os efeitos da PEC 241 na educação pública. O projeto prevê que o teto de despesas públicas seja congelado pelo período de 20 anos. A reitora destacou a formação acadêmica como representação da melhoria da dignidade humana e formação de profissionais qualificados para atuarem no Tocantins. Isabel ainda respondeu que a instituição debaterá o assunto na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), prevista para a próxima semana. Mas adiantou que o fórum de reitores da região norte já está discutindo o assunto.

Comunidade acadêmica celebra o anúncio das obras de expansão em Miracema (Foto: danieldossantos)Comunidade acadêmica celebra o anúncio das obras de expansão em Miracema (Foto: danieldossantos)

marcador(es): Miracema