Página inicial > Últimas Notícias > Engenheiro Agrônomo: profissional da potencialidade na produção agrícola

Engenheiro Agrônomo: profissional da potencialidade na produção agrícola

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 19h17 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 09h12

O dia 12 de outubro é cheio de comemorações. A data é marcada por atividades religiosas e festas para a criançada.  Mas, neste dia, também comemora-se o Dia do Engenheiro Agrônomo. O profissional atua em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais.

Na docência, o engenheiro agrônomo é responsável pelo ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e gerenciamento de atividades nas áreas de biotecnologia, agroindústria, engenharia de biossistemas e economia agrícola.

Jair da Costa, coordenador do curso de Agronomia da UFT, afirma que o maior desafio da profissão é atender a demanda mundial de alimentos por meio da produção sustentável.  “Dentre os profissionais que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio do país, o engenheiro agrônomo tem se destacado através de uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução dos diferentes obstáculos encontrados, postando-se dentro das atribuições que a legislação profissional lhe confere, buscando soluções que proporcione o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a melhoria da sociedade”, declara.

Sobre o cenário agrícola do país, Costa frisa que o Brasil tem sido tornado ao longo das ultimas décadas, um dos principais produtores e exportadores de commodities agrícolas. Ainda segundo o coordenador, essa realidade só foi possível, graças ao investimento em pesquisa, a assistência técnica e os conhecimentos desenvolvidos na área da engenharia.

Curso na UFT

O curso de Agronomia é ofertado em Gurupi desde 1991. Neste ano, o curso foi destaque no Ranking Universitário da Folha, ocupando a 24ª posição das melhores graduações em engenharia agrônoma do país. O reconhecimento, segundo a coordenação do curso, foi resultado da vinda de jovens pesquisadores com foco na pesquisa e na extensão.

Sobre a importância dos profissionais de Agronomia para o Tocantins, o professor do curso, Jacinto Pereira, pontua que o engenheiro agrônomo, diplomado pela Universidade Federal do Tocantins, tem uma formação eclética. “Será um profissional capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequadas a uma agricultura racional, tendo uma sólida formação humanística, desenvolvendo consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está inserido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem”, destaca.

marcador(es): Gurupi