Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Turismólogo: o profissional que contribui para o desenvolvimento turístico do Tocantins

Por Lean Felipe e Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 10h23 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 07h34

Neste dia 27 de setembro é comemorado o dia mundial do turismólogo. A data foi escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas. A ideia surgiu com o intuito de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que o turismo ocasiona.

O turismólogo planeja e executa na decisão de destinos turísticos, atua em empreendimentos hoteleiros e em áreas que contribuem para a melhoria das atividades turísticas e hoteleiras do país.

O curso de graduação (tecnólogo) em Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Arraias, iniciou sua primeira turma em janeiro deste ano. A professora Valdirene Gomes é coordenadora e nos contou que o perfil do Turismólogo sofreu mudanças ao longo do tempo.

São diversas as áreas de atuação dos egressos deste curso. São possibilidades de atuação em órgãos e instituições públicas, privadas, ONGs, associações e junto a comunidades que necessitem de profissionais que possam planejar, inventariar, ordenar, projetar e manejar ações de turismo.

O colegiado do curso conta que as universidades passaram a ter a preocupação em formar profissionais com a visão mais humanista e menos tecnicista, assim é preciso acompanhar as necessidades do cenário atual que envolve aspectos ambientais, culturais e sociais de cada localidade.

Em Araguaína, a UFT oferta o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Para comemorar a data, o curso promove a mesa redonda "Vida de Turismólogo", com a participação de egressos e profissionais da área que atuam na região norte do Estado para compartilharem suas experiências. O evento ocorre às 19h no auditório do Anfiteatro da Unidade Cimba. Segundo a coordenação do curso, além de comemorar a data, a programação do evento visa auxiliar os estudantes de Turismo de Araguaína vislumbrarem futuras oportunidades profissionais no município e região.

Tem interesse na graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT? Faça parte! Saiba como ingressar. Confira uma galeria com as atividades, visitas técnicas e aulas de campo do curso. Essas ações foram realizadas nas cidades de Almas, Rio da Conceição, Natividade, Aurora, Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Distrito de Canabrava em Arraias entre outros.

Dia do Turismólogo 2016

marcador(es): Gestão de Turismo