Página inicial > Últimas Notícias > Araguaína: Gincana discute a sustentabilidade do lixo eletrônico

Araguaína: Gincana discute a sustentabilidade do lixo eletrônico

Por Paulo Teodoro e Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 17h24 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 18h11

Com o tema “Descarte Consciente do Lixo Eletrônico”, o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, realizou a I Gincana para a Sustentabilidade Urbana. A iniciativa surgiu para provocar uma discussão sobre o aumento constante no consumo de equipamentos eletrônicos e, consequentemente, do descarte que é feito, muitas vezes, de modo inadequado.

A Gincana teve objetivos de alertar a comunidade sobre as graves consequências do descarte incorreto de lixo eletrônico; provocar discussões que possam gerar, futuramente, ações que tragam benefícios para a coletividade na cidade de Araguaína e região; e permitir que os acadêmicos tenham vivência prática em sustentabilidade e problemática do lixo eletrônico.

De acordo com Edilene Pequeno, professora do curso de Turismo, percebeu-se a necessidade de uma ação como essa durante as aulas do curso. “A ideia da coleta de lixo eletrônico surgiu na disciplina Sistema de Informação em Gestão, ministrada para os alunos do segundo período dos cursos de Turismo e Cooperativismo e Logística, no qual procurou retratar a necessidade de uso consciente dos recursos tecnológicos indispensáveis às empresas e ao cidadão de uma maneira geral, nos dias de hoje”, explica.

Edilene coloca que foi possível perceber que muitas pessoas não sabem onde descartar esse material quando não tem mais serventia, “nem tão pouco encontramos pontos de coleta ou instituições que façam a reciclagem desse material que pode ser tão danoso ao meio ambiente e a nossa saúde, de modo que acabam descartando-os em lixo comum”, pontuou a Professora.

A I Gincana, que ocorreu entre os dias 12 e 22 de setembro, contou com competições entre os estudantes dos cursos de Turismo, Logística e Cooperativismo em provas voltadas à coleta do lixo eletrônico e a destinação a centros de reciclagens especializados em lixos eletrônicos.  O evento resultou na coleta de 1.242 itens de lixo eletrônico, como celulares, tablets, computadores, dentre outros, tendo como destino final uma empresa de tratamento e reciclagem de lixo eletrônico localizada em São Paulo.

O evento foi organizado e realizado pelos professores do curso de Turismo, Edilene Pequeno, Simone Fortes, Aron Rodrigo e Edimiria Góes, em parceria com a ONG Guardiões da Natureza, contando também com a participação da comunidade acadêmica e técnicos-administrativos da UFT em Araguaína, além da comunidade local.

“Atendendo aos pedidos de diversos professores e discentes, existe uma proposta de disponibilizar pontos de coleta na Universidade para que as pessoas consigam continuar fazendo o seu descarte. Ademais, pretende-se promover eventos como esse semestralmente”, conclui Edilene.

marcador(es): Araguaína