Página inicial > Últimas Notícias > Miracema e Palmas: Curso oferece prática de vivências corporais voltadas à dança

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 14h59 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 17h27

Com o objetivo de oferecer a prática de vivências corporais voltadas à dança para a comunidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorre nos câmpus de Palmas e Miracema o curso de extensão Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo (Lima). O curso é direcionado a toda comunidade acadêmica e geral. Ao todo são ofertadas 20 vagas.

Para se inscrever o interessado deve encaminhar um e-mail até o dia 20 de setembro para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome, idade, curso, telefone para contato e uma pequena carta de intenção na qual devem constar os motivos pelo qual o aluno ou a aluna está buscando o curso.

O início das aulas acontece no Câmpus de Palmas, no dia 22 de setembro, das 17h30 às 19h; e no Câmpus de Miracema, no dia 23 de setembro, das 17h às 18h30. O curso ocorrerá em dias e turmas distintas, nos meses de setembro a dezembro, totalizando 20 horas de trabalho prático.

Para o professor Diego Ebling, do curso de Educação Física em Miracema, o curso é de grande valia, devido ao pouco contato que os alunos do curso de graduação em Educação Física têm com o universo da dança, visto que as atividades de ensino voltadas para esta prática contam com uma carga horária baixa, o que não permite o aprofundamento das questões práticas.

“O Lima, como curso de extensão, busca aprofundar esses conhecimentos. Mas não se limita aos estudantes do curso de Educação Física de Miracema, abriremos uma turma no Câmpus de Palmas, possibilitando a participação de alunos de outros cursos e da comunidade em geral”, complementa Diego.

O Lima é vinculado ao Departamento de Educação Física do Câmpus de Miracema e será coordenado pelo professor Diego Ebling do Nascimento. O Professor ressalta que o curso pretende contribuir com a comunidade UFT contemplando os alunos e as alunas, os servidores e as servidoras e a comunidade local que se interesse por atividades que desenvolvam o conhecimento do corpo, a expressão corporal, a dança e a arte, sendo direcionado também aos acadêmicos do curso de Teatro da UFT.

O curso visa buscar a consciência corporal e a livre expressão do movimento através de mapas corporais e coreográficos desenvolvidos de forma conjunto com os participantes. Além de proporcionar um espaço para o autoconhecimento, à democratização da dança, à expressão corporal e à arte.

Ao final do curso, ocorrerá  uma apresentação dos elementos construídos durante os três meses de curso.