Página inicial > Últimas Notícias > Palmas: alunos do Parfor colam grau nesta quarta-feira (13)

Palmas: alunos do Parfor colam grau nesta quarta-feira (13)

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 12h19 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, no Auditório do Cuíca, ocorre a colação de grau dos alunos dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ao todo são 27 alunos dos cursos de Pedagogia, Informática e Artes/Teatro.

De acordo com a coordenadora geral do Parfor, Benvinda Barros Dourado, até o momento já foram formados 478 alunos por meio do Parfor, nos sete câmpus da UFT, nos cursos de: Artes/Teatro, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras (Português e Inglês), Matemática e Pedagogia. “Neste ano já ocorreu a outorga dos alunos dos cursos de Pedagogia e Letras em Araguaína e do curso de Letras em Porto Nacional, no mês de abril, e está prevista para o final deste mês a colação de grau dos alunos do curso de História em Miracema”, acrescenta Benvinda.

Colação da turma de Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas do Parfor, Câmpus de Porto Nacional , ocorrida no dia 4 de Abril, no teatro Professor Durval Godinho (Foto: Divulgação)Colação da turma de Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas do Parfor, Câmpus de Porto Nacional , ocorrida no dia 4 de Abril, no teatro Professor Durval Godinho (Foto: Divulgação)

O Parfor foi implantado no Tocantins em 2010, tendo a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como instituição responsável pelos cursos de formação. O Parfor é um programa do Governo Federal que promove a formação para os profissionais que atuam na educação básica e não possuem uma graduação, como é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A professora da UFT, Dilsilene Maria Aires de Santana, responsável pela coordenação das turmas do curso de Pedagogia explicou que há uma transformação na forma de pensar e na prática pedagógica desses professores/ alunos do Parfor. “O resultado é impressionante pelas descobertas que esses alunos fazem no estudo e nós, professores, também aprendemos com os relatos e experiências que acontecem nas salas de aula. Esses alunos/professores nos aproximam da escola”, frisou.

Os cursos são ministrados na modalidade semipresencial, com 20% das atividades acadêmicas desenvolvidas à distância. A parte presencial é ministrada nos campus da UFT, nos períodos de férias escolares.

marcador(es): Parfor