Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Proex > Programas e Projetos
Início do conteúdo da página

Programas e Projetos

Corredor Cultural

O Corredor Cultural tem o objetivo de abrir um espaço expositivo para as artes plásticas e visuais, reafirmando a Universidade como espaço da Arte e da Cultura. Se justifica pela democratização da cultura e da arte que são de fundamental importância e têm o poder de acrescentar valores e significado no cotidiano da sociedade. Mais ainda, tem a intenção de promover a interculturalidade entre acadêmicos, professores e comunidade palmense, pretendendo-se, portanto, um espaço de integração e diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PiBex

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (Pibex) visa articulação com o ensino e a pesquisa, baseando-se nos processos educativo, científico, cultural e de interação da universidade com outros setores da sociedade. Tem por objetivo conceder bolsa de extensão para alunos de graduação matriculados na UFT e vinculados a projetos/programas de extensão cadastrados na Proex.

Programa Integrador UFT sem muros

 

 

O distanciamento abissal entre a universidade e os outros segmentos da sociedade é na atualidade um grande problema para a universidade do século 21. A universidade precisa de romper com o paradigma de uma instituição tradicional, fechada em si mesma, como uma ‘torre de marfim’; deve posicionar-se como vanguardista quanto ao progresso da humanidade; precisa lutar pela sua autonomia, no sentido de construir a sua identidade institucional. Por isso, precisa conhecer e estar de mãos dadas com as outras instituições na resolutividade dos problemas sociais da população.

A UFT por meio da extensão e da pesquisa deve efetivar o seu compromisso e responsabilidade social através das relações e de ações, com sentido e significado inteligível e pactuado entre todas as instituições e organizações envolvidas, onde há aprendizagens, construção de saberes, ações que situem os indivíduos no centro do processo. Ou seja, mediante o processo de formação, no qual a informação é um elemento e não a finalidade da ação e ainda processos em que se expressa o protagonismo da sociedade civil.  Por isso, o principal obtivo desse programa é compreender a importância da UFT para a sociedade tocantinense através das ações de ensino, pesquisa e extensão e os impactos gerados através destas ações e das tessituras criadas a partir dessa ponte. Esse programa está ancorado no Desafio 04 do PDI 2021 a 2025 que é o Reconhecimento Social. Compõem nessa estrutura de rede os seguintes projetos integradores: Projeto integrador Trilhas Tocantinense; Projeto integrador Ensino 4.0 e Extensão/ODS na Pós-graduação; Projeto integrador Orbita.

Maiores informações consultar o PDI 2021-2024 em programas e projetos integradores.

Fim do conteúdo da página