Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGQ > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

A criação do PPGQ está diretamente relacionada às demandas dos egressos do curso de química ambiental do Câmpus de Gurupi e demais cursos de áreas afins da região norte do Brasil.

No ano de 2015, uma equipe de docentes do câmpus elaborou e apresentou o projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Química, nível mestrado acadêmico. O projeto veio a se viabilizar em 2016, sobretudo, pela determinação dos professores inseridos no programa.

A proposta de um curso de Pós-Graduação em Química foi motivada, sobretudo, pelo contexto tecnológico e ambiental do país e do Estado, uma vez que é crescente a demanda de profissionais qualificados para este setor, e que a cada dia se define uma nova atividade e uma nova aplicação técnica nesta área.

Atualmente, o Estado do Tocantins se destaca na Região Norte do País devido seu potencial agrícola, pecuário, ambiental e industrial. Dessa forma, é necessário incentivar a investigação do potencial da biodiversidade para o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos de valores agregados, de forma a atender a expansão industrial, que exige profissionais qualificados nos cenários emergentes. Necessita-se também, estimular pesquisas voltadas ao conhecimento de processos químicos ambientais para que se possa desenvolver tecnologias voltadas ao controle da poluição, ao desenvolvimento socioeconômico sustentável e à manutenção da qualidade ambiental.

Fim do conteúdo da página