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Ouvidoria

Apresentação

A Ouvidoria é um instrumento voltado para promover a participação popular, a transparência e a eficiência no Serviço Público. É o canal pelo qual você cidadão, membro ou não da comunidade UFT, pode solicitar informações sobre a Universidade que por ventura não estejam disponíveis, fazer perguntas e se manifestar sobre as ações da instituição por meio de críticas, denúncias, elogios, reclamações ou sugestões.

A Ouvidoria:

  • Recebe as mensagens enviadas pela comunidade;
  • Identifica e analisa sua pertinência;
  • Promove os necessários encaminhamentos para esclarecimento das questões em análise;
  • Solicita, quando for o caso, resposta das áreas competentes;
  • Encaminha, no âmbito de suas competências, a resposta final ao demandante no menor prazo possível e com objetividade;
  • Zela pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência pública;
  • Resguarda o sigilo das informações.

Acesse as Perguntas Frequentes sobre a Ouvidoria.

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Contatos

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E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (63) 3229-4100

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte, Plano Diretor Norte
Bloco da Reitoria - Térreo
Palmas/TO | 77001-090

Ouvidor-Geral: Ggiuliano Mhuryell Jacome Mascarenhas
Ouvidora-Adjunta: Veronice Araújo
Administradora: Jandevan Reis de Azevedo

É preciso se cadastrar no sistema e-OUV?

 

Não. É possível registrar e consultar o andamento da sua manifestação sem fazer cadastro no sistema e-OUV. No entanto, quando você tem um perfil e faz login, o histórico de todas as suas manifestações fica disponível para consulta.

E se eu quiser fazer um pedido de acesso à informação?

Para pedidos de acesso à informação, você deve se dirigir ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da UFT. Se preferir, pode realizar o pedido por meio do sistema eletrônico e-SIC, no endereço www.acessoainformacao.gov.br/sistema. Saiba mais aqui.

Fala.BR

A Ouvidoria Geral da UFT, para preservar a identidade, segurança e sigilo do solicitante, está implantando o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv),desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O e-Ouv pode ser acessado diretamente pelo endereço: https://falabr.cgu.gov.br/.

As informações de como registrar uma manifestação, estão disponíveis no material de apoio ao cidadão http://www.ouvidorias.gov.br/ouvidorias/orientacoes/material-de-apoio-cidadao.

Obs.: O sistema funciona melhor no Explorer ou Google Chrome.

O que é o e-Ouv?

O e-OUV é o canal integrado para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, inclusive a UFT, pela internet. O sistema funciona 24 horas e pode ser acessado no endereço sistema.ouvidorias.gov.br.

O que é uma manifestação?

Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.

O que é uma ouvidoria?

Ouvidoria é um espaço em que você pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. É um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando ao aperfeiçoamento das ações institucionais.

Nos órgãos públicos, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre os cidadãos e a Administração Pública (os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal). Ela é a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das manifestações relativas às políticas e aos serviços públicas, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha demandas às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração de cada caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar possibilidades de melhorias, propor mudanças, e apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

 

Ouvidoria

Ouvidoria da Universidade Federal do Tocantins

Ouvidoria (FAQ)

Perguntas frequentes sobre a Ouvidoria.

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