Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

HDT

Profissionais do HDT-UFT recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19

 
Conforme a ordem de priorização estabelecida pelo Município, esta etapa contempla colaboradores que atuam diretamente na assistência dos pacientes com a doença.


Representando os trabalhadores que estão na linha de frente desde o início da pandemia, a enfermeira assistencial, Danúbia Fernandes de Sousa, foi a primeira profissional a ser imunizada contra a Covid-19 no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins, instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Araguaína (TO), neste sábado (23). A ação, coordenada por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde teve o objetivo de imunizar 120 profissionais do hospital, seguindo critérios estabelecidos no Plano Municipal de Vacinação.

Na ocasião, a enfermeira que atua na área da saúde desde 2009 falou sobre a experiência de participar desse momento aguardado: “Me sinto otimista, aliviada com a chegada da vacina e feliz por fazer parte e representar a equipe Covid nesse momento histórico para todos, para saúde e a ciência. Foram dias difíceis de pandemia, precisamos de toda nossa coragem pra atender e acolher aos doentes. Hoje sou grata a Deus, porque até aqui o Senhor nos ajudou (1 Samuel, 7:12)”, disse.


O superintendente substituto do HDT-UFT, Antônio Oliveira, fez questão de participar da solenidade simbólica. “Hoje é um dia especial porque a gente espera que com o início da vacinação possamos de fato controlar essa epidemia que tem prejudicado tanto a rotina do hospital e a vida das pessoas, assim, temos esperança que a vacinação será de fato um ponto de mudança no combate a essa pandemia”.

Oliveira destacou ainda que os demais profissionais serão vacinados em outras etapas de imunização, a depender de novas doses de vacinas fornecidas pela Prefeitura, conforme orientações do Plano Municipal. As listas com os nomes serão divulgadas por meio do e-mail institucional, e outros canais de comunicação interna, garantindo total transparência ao processo.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Brinquedos e atividades lúdicas ajudam na recuperação de crianças no HDT-UFT

Ação pretende minimizar os impactos negativos e melhorar a saúde emocional dos/das pacientes.

Em visita ao HDT-UFT, secretário de estado da Saúde e gestores do hospital falam sobre ampliação na oferta de serviços

Na manhã desta quarta-feira (16), o secretário de estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), Afonso Piva de Santana, conheceu as dependências do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), situada em Araguaína (TO). Na ocasião, juntamente com a equipe gestora do hospital universitário, trataram sobre a ampliação na oferta dos serviços de saúde.

O superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira, destacou a importância de manter a estreita relação entre o hospital e a Secretaria Estadual de Saúde, tendo em vista que as duas instâncias têm o mesmo objetivo de atender as demandas de saúde da população. O gestor conta que o encontro permitiu a discussão do aditivo ao contrato de prestação de serviço, no qual serão incluídas novas especialidades, novos procedimentos diagnósticos, e a possibilidade da realização de cirurgias eletivas, “que é um gargalo dos serviços de saúde aqui da nossa região, com a fila de procedimentos enorme aguardando esse tipo de cirurgia”, disse.

Durante a visita às instalações do HDT-UFT, o secretário de saúde se diz surpreso com a qualidade da infraestrutura, principalmente em relação ao Laboratório de Simulação Realística, e comentou sobre o potencial do desenvolvimento das atividades do ensino, visualizando a possível oferta de cursos de capacitação para os profissionais da área da saúde de Araguaína e da região médio-norte do Tocantins, e também com a possibilidade de ampliação e diversificação dos serviços e do perfil assistencial de pacientes atendidos pelo hospital.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fim do conteúdo da página