Página inicial > Ensino > Pós-Graduação > Especializações e MBAs > Ensino > Especialização > Especialização em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos

Especialização em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos

Ensijor

Apresentação

O ensino de jornalismo no Brasil é área de estudo relativamente nova, tem seus estudos mais significativos em meados dos anos 1990. Normalmente evocada por ocasião dos movimentos de revisão e reformulação curriculares e, deixada para um plano revisional no restante do tempo, o ensino de jornalismo é uma temática essencial na construção e fortalecimento do conhecimento específico.

Quando se fala em formação em Comunicação Social e Jornalismo, competências e habilidades são evocadas como elementos “naturais” do processo. Porém essas competências e habilidades não são tão claras durante o processo de construção dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). De fato, formar em comunicação e/ou em jornalismo continua a ser um problema real do ensino.

Nesse contexto, a proposta do Curso de Especialização em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos consiste em permitir aos profissionais que atuam na área de confluência em comunicação, jornalismo e educação a oportunidade de ampliar e aprofundar conhecimentos ligados a temáticas contemporâneas, agregando elementos para transformação social, a partir das linhas de pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), a saber:

Eixo 1: Processos formativos e de ensino em Comunicação, Jornalismo e Educação

Eixo 2: Políticas de formação e de ensino em Comunicação, Jornalismo e Educação

Eixo 3: Estudos culturais e contemporâneos em Comunicação, Jornalismo e Educação

Eixo 4: Tecnologias da Informação e da Comunicação Digitais, produtos e processos comunicacionais

Tendo como foco os processos de formação e o ensino em Comunicação/Jornalismo, o curso tem como objetivos gerais

• Promover a formação continuada em nível de especialização para docentes, jornalistas, comunicadores e outros profissionais ligados ao ato de comunicar, de praticar jornalismo e de ensinar jornalismo;
  • Favorecer a eclosão de novos pesquisadores na confluência das áreas de comunicação, jornalismo e educação, bem como em um maior aprofundamento no contexto comunicacional da região, do país e das recentes mudanças mundiais.

Partindo destes enunciados, tem como objetivos específicos

• Promover a formação de grupos de estudo na confluência das áreas de comunicação, jornalismo e educação, articulando aos propósitos explicitados para a pesquisa e pós-graduação na Resolução do Conselho Universitário (Consuni) nº 11/2010 que dispõe sobre o Plano Institucional (PDI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – 2011-2015;
  • Contribuir para a valorização dos profissionais da comunicação, do jornalismo e da educação que desenvolvem projetos, pesquisas e atuam na extensão nessas áreas de confluência;

---

Público-Alvo: Profissionais da Comunicação, do Jornalismo, da Educação e de áreas afins que desenvolvem projetos, pesquisas e atuam na extensão nas áreas de confluência da Comunicação, do Jornalismo e da Educação.

Carga Horária: 390 horas/aula

Duração: 12 meses

Modalidade: Presencial

Aulas: 12 encontros mensais de 30 horas cada

• Sextas-feiras, das 14h às 18h e das 19h às 22h
  • Sábados das 07h às 12h, das 13h às 18h e das 19h às 22h

Local: Câmpus de Palmas

Estrutura: Salas de aulas climatizadas, auditórios, biblioteca, laboratórios de informática, ensino e pesquisa na área de estudo.

Investimento: O curso é gratuito aos participantes. Os coordenadores e professores atuam de forma voluntária, sem nenhum tipo de bolsa ou apoio financeiro. Todos os docentes são pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT) ou mantém relações diretas com as atividades do núcleo.

Frequência exigida: 75%

Aproveitamento exigido: o aluno deverá ter um rendimento igual ou superior a sete (7,0)

Disciplinas

• Comunicação e Jornalismo(s): contemporaneidade e formação profissional (60h/aula)
  • Comunicação, sociedade e jornalismo: a construção da imagem (30h/aula)
  • Produção Intelectual I (30h/aula)
  • Comunicação e sociedade I: a violência como produto (30h/aula)
  • Internet, prestação de contas e transparência (30h/aula)
  • Produção Intelectual II (30h/aula)
  • Sociedade da Informação, Inclusão e Cidade Digital (30h/aula)
  • Comunicação e Sociedade II: Estudos de gênero (30h/aula)
  • Produção Intelectual III (30h/aula)
  • Inovação Tecnológica na comunicação e no jornalismo (30h/aula)
  • Metodologia do trabalho científico e da pesquisa em comunicação e  jornalismo (30h/aula)
  • Orientação e acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso (30h/aula)

Clique sobre os nomes para visualizar os respectivos Currículos Lattes.

Resumo do Quadro Docente:

Doutores: 06
Mestres: 02