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Química a Distância - Licenciatura

Licenciatura em Química a Distância

Sobre o Curso:

O curso de Licenciatura em Química a Distância da Universidade Federal do Tocantins, pertencente ao sistema Universidade Aberta do Brasil, tem como objetivo formar professores para a Educação Básica, com ênfase na formação para os últimos anos (notadamente o 9º ano) do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A fundação do curso partiu da necessidade de formação de professores no campo das ciências exatas no Tocantins, visto que estas são as áreas de maior carência em nosso Estado.

O curso Licenciatura em Química a Distância da UFT tem como enfoque a formação interdisciplinar do licenciado, superando as fragmentações que a excessiva disciplinaridade trouxe aos currículos de Física e de Química e que tanto comprometem a formação docente para atuar na Educação Básica.

Perfil do formando do curso

O Licenciado em Química pela Universidade Federal do Tocantins deve ter formação generalista, mas, ao mesmo tempo, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino Fundamental (em especial, nos últimos anos) e Médio.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares nacionais para os cursos superiores em Química, e com relação à formação pessoal, o licenciado em Química pela UFT deverá ter conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros para casos de acidentes comuns em laboratórios de Química;

O formando deverá assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político, tendo formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.

O aluno formado neste curso de Licenciatura em Química estará apto a atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, na área de Ciências e Química, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e despertando o interesse científico dos estudantes.

De acordo com o artigo 334 da Consolidação das Leis do Trabalho, que rege as relações trabalhistas no Brasil, o exercício da profissão de químico compreende a fabricação de produtos e subprodutos químicos em seus diversos graus de pureza; a análise química, a elaboração de pareceres, atestados e projetos da especialidade e sua execução, perícia civil ou judiciária sobre essa matéria, a direção e a responsabilidade de laboratórios ou departamentos químicos, de indústrias e empresas comerciais; e o magistério nas cadeiras de química dos cursos especializados em química.

Polos

Três polos ofertam este curso, estando localizados nos municípios de Gurupi, Porto Nacional e Cristalândia. São 25 as vagas para cada polo, havendo reserva de 12 das vagas de cada polo para professores da educação básica que atuam na rede pública.

Endereços:

Gurupi

Rua Badejós, s/n, Jardim Sevilha. Cx.Postal 66, CEP 77402-970

Fone (63) 3311-3509

Porto Nacional

Avenida Presidente Kennedy, 1553, Setor Aeroporto. CEP 77500-000

Fone (63) 3363-5968

Cristalândia

Avenida Dom Jaime Antônio Schuck, 2600, Centro. CEP 77490-000

Fone (63) 3354-0389

Organização Curricular

A proposta curricular foi planejada prevendo uma duração mínima de 8 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos (semestres) para sua integralização.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Curso: Licenciatura em Quimica (EaD)

Vigência: 2010/02

1o Semestre – Componentes Curriculares Carga horária/ práticas Caráter Créditos
Ciências da natureza e realidade 60 Interdisciplinar 4
Matemática e realidade 60 15 Interdisciplinar 4
Educação e realidade 60 Ped.Interdisciplinar 4
Informática e educação 60 15 Ped.Interdisciplinar 4
Geometria plana e espacial 60 15 Interdisciplinar 4
Carga horária (horas) 300 45 20
2o Semestre – Componentes Curriculares CH
Medidas e Transformações Químicas 60 15 Interdisciplinar 4
Pré-cálculo 60 Interdisciplinar 4
Fundamentos da educação 60 Ped.Interdisciplinar 4
Geometria analítica e números complexos 60 15 Interdisciplinar 4
Arquitetura atômica e molecular 60 15 Interdisciplinar 4
Física e Ambiente 60 Interdisciplinar 4
Carga horária (horas) 360 45 24
3o Semestre – Componentes Curriculares CH
Diversidade Química do Ambiente 60 15 Interdisciplinar 4
Vivenciando a Química Ambiental 60 15 Interdisciplinar 4
Biodiversidade 60 Cont. Específico 4
Cálculo I 60 30 Cont. Específico 4
Sociedade, cultura e história da educação 60 Interdisciplinar 4
Didática e Formação de professores 60 15 Interdisciplinar 4
Carga horária (horas) 360 75 24
4o Semestre – Componentes Curriculares
Química da vida e manipulação compostos orgânicos 60 15 Cont. Específico 4
Psicologia da aprendizagem 60 Cont. Específico 4
Funções Biológicas e Regulação 60 Cont. Específico 4
Currículo, política e gestão educacional 60 Cont. Específico 4
Movimentos e Mecânica Clássica 60 15 Interdisciplinar 4
Metodologia do Ensino Química no Ensino Fundamental 60 30 Interdisciplinar 4
Carga horária (horas) 360 60 24
5o Semestre – Componentes Curriculares CH
Termodinâmica, Equilíbrio 60 Cont. Específico 4
Experimentos em Termoquímica e equilíbrio 60 15 Cont. Específico 4
Energia 60 15 Cont. Específico 4
Libras 60 30 Ped.Interdisciplinar 4
Metodologia do Ensino Química no Ensino Médio 60 30 Cont. Específico 4
Estágio Superv. I (Ens. de Química e ciências) 90 30 Interdisciplinar 6
Carga horária (horas) 330 90 22
6o Semestre – Componentes Curriculares CH
Cinética e Propriedades de Superfície 60 Cont.Específico 4
Cinética Experimental 60 15 Cont. Específico 4
Química de Materiais 60 Cont.Específico 4
Análise de Materiais 60 15 Cont. Específico 4
Instrumentação para Ensino de Química I 60 30 Cont.Específico 4
Estágio Superv. II (Ens. de Química e Ciências) 105 45 Interdisciplinar 7
Carga horária (horas) 405 60 27
7o Semestre – Componentes Curriculares CH
Mineralogia 60 Cont. Específico 4
Mineralogia Experimental 60 15 Cont. Específico 4
Relação entre Estrutura Química e Atividade Biológica 60 Cont. Específico 4
Síntese e Caracterização de Produtos Naturais 60 Cont. Específico 4
Instrumentação para o Ensino de Química II 60 15 Cont. Específico 4
Estágio Superv.III (Ens. de Química e Ciências) 105 45 Interdisciplinar 7
Carga horária (horas) 405 30 27
8o Semestre – Componentes Curriculares CH
Pesquisa em Ensino de Química 60 15 Cont. Específico 4
Indústria Química 60 15 Cont. Específico 4
Ética na Ciência, tecnologia e ensino 60 Cont. Específico 4
TCC 60 Interdisciplinar 4
Estágio Superv.IV (Ens. de Química e Ciências) 105 45 Interdisciplinar 7
Carga horária (horas) 345 30 31
Componentes Não Curriculares CH
Atividades de formação complementar - 200 -

Estrutura do Curso

O período letivo é semestral e será desenvolvido ao longo de 18 semanas, com planejamento de distribuição de dois módulos por semestre trabalhados em 9 semanas cada, com no máximo três disciplinas por módulo. O aluno terá de estar presente nos finais de semana no polo para o desenvolvimento das atividades presenciais, com frequência mínima controlada e, durante a semana, ele desenvolverá as atividades a distância propostas pelo professor da disciplina.

As atividades presenciais serão desenvolvidas pelo tutor presencial, orientado pelo professor da disciplina, por meio do material impresso, videoconferência, internet, ou mesmo em uma visita do docente ao polo. As atividades a distância serão acompanhadas preferencialmente pelo tutor a distância, podendo também ser orientado pelo tutor presencial, supervisionado pelo professor da disciplina. Essas atividades desenvolvidas a distância serão sequência das atividades desenvolvidas presencialmente e devem ocorrer por meio das mesmas mídias usadas nas atividades presenciais, com ênfase nas atividades propostas pelo ambiente virtual de aprendizagem. A plataforma de atividades a distância utilizada pela UFT é o Moodle.

Cada disciplina terá no mínimo duas avaliações presenciais, aplicadas no polo durante a realização do módulo, com as datas pré-definidas entre a coordenação e o professor da disciplina. Essas avaliações serão somativas e deverão representar 70% da nota da disciplina. Os outros 30% que comporão a nota final da disciplina serão obtidos por meio de atividades realizadas a distância definidas pelo professor da disciplina.

Para os alunos que apresentarem desempenho insatisfatório (média parcial igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0) haverá duas semanas, ao final do segundo módulo, para a realização de estudos de reforço e da avaliação final (exame). Neste período de reforço, poderá haver conteúdo específico preparado pelo professor de cada disciplina e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, com o acompanhamento do tutor presencial e também do tutor a distância. A primeira semana após o término do segundo módulo será destinada à recuperação das disciplinas do primeiro módulo e a segunda semana será destinada às disciplinas do segundo módulo.

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