Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Educação a Distância > Cursos de Aperfeiçoamento > Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - PRADIME
Início do conteúdo da página

Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - PRADIME

Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime) da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) foi criado com o objetivo de fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O intuito do programa é contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O objetivo é oferecer a todos os dirigentes municipais de educação (DME) um espaço permanente de formação, troca de experiências, acesso a informações sistematizadas e à legislação pertinente, que ajude a promover a qualidade da educação básica nos sistemas públicos municipais de ensino, focando as diversas dimensões da gestão educacional.

O Pradime colabora com a gestão municipal educacional também nos momentos de alternância nos municípios, pois oferece duas vagas por município para participarem do programa, sendo uma vaga ao dirigente municipal de educação e outra ao assessor técnico do quadro permanente da secretaria municipal de educação, para que colabore no momento de transição das gestões, após o período eleitoral.

O Pradime EAD, denominação dada ao curso de extensão a distância para os Dirigentes Municipais de Educação, com carga horária de 180 horas, ofertado em ambiente virtual (Plataforma Moodle), foi desenvolvido sobre as temáticas de acesso à informação e ferramentas de gestão, na perspectiva de aprofundamento da compreensão da gestão democrática educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação pública. O curso aborda as diversas temáticas que estão sob  a responsabilidade dos DME, abrangendo o planejamento e a avaliação do sistema educacional, o financiamento e a gestão orçamentária, a infraestrutura física e a logística de suprimentos bem como a gestão de pessoas, considerando o ambiente de governança democrática.
 
No Tocantins a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através da Diretoria de Tecnologias Educacionais(DTE) é a responsável pela execução do Pradime EAD/UFT que é acompanhado pelo Grupo de Trabalho(GT) estadual constituído pela coordenação geral do Pradime/UFT e por representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO).

Coordenador: Profª Ms. Margareth Leber de Macedo

Coordenação: Sala 08 da DTE/UFT - Contato: 3232-8297 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página