Livro: a principal fonte da produção de conhecimento

Por Vitória Drechsler e Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 12h10 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Aprimora a habilidade comunicativa, permite a construção do conhecimento, responde a questionamentos e tem o poder até mesmo de modificar a forma de ver o mundo. Estamos falando de um dos meios de comunicação mais antigos e incríveis: O Livro. E nesta quinta-feira, 29 de outubro, data em que se comemora o "Dia Nacional do Livro", a Universidade Federal do Tocantins (UFT), representada pelos alunos, professores e técnicos-administrativos celebram a troca de conhecimento, a construção do senso crítico e a capacidade de emocionar gerações através da leitura.

Na comunidade acadêmica é comum o incentivo ao consumo e produção de obras literárias, seja por programas de leitura ou projetos científicos. Na UFT, esse incentivo também ocorre por meio das bibliotecas e da editora EdUFT. “Quando leio me sinto parte da história. Sempre aprendemos alguma coisa com a leitura, sempre podemos descobrir algo diferente”, afirma estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Alana Figueiredo.

Estudantes na Biblioteca do Câmpus de Palmas (Foto: Vitória Drechsler)
De acordo com o coordenador do Sistema de Bibliotecas da UFT (Sisbib/UFT),  Edson de Sousa Oliveira, a UFT possui um acervo com cerca de 256.421 livros, e cada um dos sete câmpus da universidade possui uma biblioteca. Edson também explica que toda a comunidade acadêmica tem acesso aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e os  Periódicos online via Capes. Mais informações sobre estes materiais podem podem ser conferidos no link.

Um dos processos importantes na elaboração do livro é a edição. Para os interessados em produção literária ou científica, a Editora da UFT  lança anualmente editais de financiamento. No caso do autor ter recursos próprios, a publicação pode ser feita em qualquer época do ano contando que siga a linha editorial. “Em dois anos de trabalho a editora publicou cerca de 50 livros” comemora a diretora executiva da EdUFT, Michelle Cilli.  Ela ainda ressalta que além da  leitura ser  importante para a formação acadêmica, é também essencial para a formação do ser humano.

Escritor Celio Pedreira durante lançamento do seu livro (Foto: Caio Capela)
Ao trabalhar com as palavras, o escritor tem liberdade para usar gêneros literários como romance, crônica, poesia, biografia e entre outros estilos. O autor do livro “As Tocantinas”, Célio Pedreira, teve sua obra publicada na primeira coleção de literatura da editora EdUFT. O poeta destaca a participação do leitor no ato de decodificar uma obra . “Minha escrita quase nunca está pronta, ela necessita obrigatoriamente de uma tradução que está na exata dependência de quem lê”, afirma.

A professora do colegiado do curso de direito, com especialização em Literatura Comparada, Núbia Silva dos Santos, reforça a importância do incentivo a leitura desde a educação infantil para a construção de sujeitos autônomos, críticos e livres. “A partir da leitura é possível construir pontes que nos levem a conhecer outras realidades e a ver o mundo com os olhos do crítico e consciente cidadão”, conclui.

Câmpus de Araguaína:Nesta quinta-feira (29), a biblioteca Professor Francisco Severino, do Câmpus de Araguaína vai comemorar o Dia Nacional do Livro com a terceira edição da Feira do Escambo. A dinâmica da programação funciona com a troca de livros do usuário por livros expostos da biblioteca. Os participantes também vão poder indicar livros no Mural de Leituras.