Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para 26º Prêmio Jovem Cientista

Inscrições abertas para 26º Prêmio Jovem Cientista

Por Ascom/CNPq | Publicado: Quinta, 26 de Julho de 2012, 07h48 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas para o 26º Prêmio Jovem Cientista. A edição de 2012 tem como tema: “Inovação Tecnológica nos Esportes". Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de agosto. A escolha do tema é em função dos eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos – a Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O Prêmio é atribuído a quatro categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional.

Considerado um dos mais importantes reconhecimentos a cientistas brasileiros, o Jovem Cientista foi criado em 1981 para estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que busquem soluções para desafios brasileiros. Para o vencedor na categoria estudante de ensino superior, os prêmios vão de R$ 15 mil a R$ 10 mil. A instituição vencedora em Mérito Escola receberá R$ 35 mil para investir em equipamentos e infraestrutura de pesquisa.

Divulgação

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionado com o tema "Inovação Tecnológica nos Esportes". A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro de 2012, por meio de uma coletiva de imprensa no CNPq, com os nomes dos ganhadores também publicados no site www.jovemcientista.cnpq.br.

O Prêmio Jovem Cientista será entregue pela Presidente da República, Dilma Roussef, em dezembro de 2012, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores e orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica. (com informações do site www.jovemcientista.cnpq.br).

Mais informações no site www.jovemcientista.cnpq.br.