Página inicial > Últimas Notícias > Documentário sobre a UMA recebe prêmio no Festival Chico 2012

Documentário sobre a UMA recebe prêmio no Festival Chico 2012

Por Jaqueline Carrara | Publicado: Terça, 17 de Julho de 2012, 07h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
“A educação motiva a vida”, documentário que narra ações do programa de extensão da UFT, Universidade da Maturidade (UMA), ganhou, no último domingo (15) , o prêmio Chico na categoria Curta-TO (juri popular).

A premiação do Festival Chico de Cinema e Vídeo do Tocantins aconteceu no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, durante programação da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit). Produzido por alunos do curso de Comunicação Social do Ceulp/Ulbra, o curta-metragem aborda a vivência de motivação e recuperação da auto-estima do idoso realizada na Universidade da Maturidade.

"Achei justa a colocação do nosso documentário, porque foi o que trouxe uma proposta mais concreta e também pelo esforço e dedicação da equipe que produziu", declarou Hely Carvalho Marques, ex-aluno da UMA, hoje funcionário na sede do programa, que relata no curta sua rotina e os benefícios que o programa tem trazido para ele e seus colegas.

Os alunos da UMA compareceram em peso para assistir à mostra e torcer pelo documentário, que foi exibido na sexta-feira (13). Segundo uma das organizadoras do festival, a produtora Fernanda Veloso, isso contribuiu para o sucesso do evento porque foi um dos maiores públicos que já receberam para assistir aos filmes. "Ficamos muito contentes em receber um público tão grande e animado", concluiu Fernanda.

Também presente, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFT, George França,  destacou a importãncia da premiação para uma iniciativa como a UMA. ''A UMA  é um programa de extensão que dá orgulho, valoriza a questão do idoso e ensina lições a toda a sociedade tocantinense. É muito importante que as pessoas vejam isso na mídia'', explica.

Para o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo e Souza, unir duas grandes ações, como o Chico e a UMA, resulta em conquistas para todos os lados. ''O Chico faz a premiação da sensibilidade, do olhar do cineasta. A UMA faz um trabalho de resgate da qualidade de vida, da auto-estima, um trabalho honroso que beneficia a comunidade idosa do Tocantins. Ver essa interação para mim representa dignidade, cidadania. Despertar para essa temática é um ganho para o cinema local'', afirmou.

(Com texto de Deborah Sena)
marcador(es): Palmas