Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho de grupo de pesquisa da UFT é apresentado nos EUA

Trabalho de grupo de pesquisa da UFT é apresentado nos EUA

Por José Filho | Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2012, 07h27 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Um estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins, sob a temática “Biodiversidade, Desenvolvimento e Mudanças Climáticas”, foi apresentado durante o XXX Congresso Internacional da Latin American Studies Association (LASA) – a associação que reúne o maior número de pesquisadores e cientistas no mundo. O LASA 2012 teve como tema “Rumo a um terceiro século de independência na América Latina". O encontro foi realizado em San Francisco (EUA) e reuniu mais de dois mil cientistas.

A pesquisa foi apresentada pelo professor da UFT, Marcus Finco, líder desde 2004 do grupo de pesquisa da UFT. Segundo ele, a Universidade é vanguarda no Brasil no tema biocombustíveis, mudanças climáticas e inclusão social. O professor explica que o grupo de pesquisa é certificado pelo CNPq.

Marcus conta que o convite para participação no congresso da LASA foi com base na vanguarda da UFT. No evento, ele apresentou trabalho oral e atuou como mediador na sessão intitulada Biofuels and Agriculture Governance in Latin America I: social inclusion and environmental compliance (Biocombustíveis e Agricultura Governança na América Latina I: inclusão social e cumprimento da legislação ambiental), que ocorreu no último sábado dia 26 de maio em San Francisco.

O título do trabalho apresentado por Marcos Finco é “Small-scale Jatropha curcas production in northern Brazil: impacts on social inclusion, food security and climate change” (Impactos sobre a inclusão social, segurança alimentar e mudança climática: em pequena escala Jatropha curcas produção no norte do Brasil). “Através desta apresentação, potenciais parcerias internacionais com a UFT já foram pré-estabelecidas”, revela o professor. O trabalho pode ser encontrado no endereço: http://lasa.international.pitt.edu/members/congress-papers/lasa2012/files/37010.pdf.
marcador(es): Palmas