Página inicial > Últimas Notícias > Conferência sobre Comunicação, Corpo e Transformação abre Seminário em Natividade

Por Yago Modesto | Publicado: Quinta, 31 de Mai de 2012, 08h42 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h21

Foi aberto oficialmente, na noite desta quarta feira (30), o 8º Seminário Nacional de Arte, Comunicação e Cidadania de Natividade. A conferência de abertura, proferida pela professora Roberta Ramos (UFPE), teve como tema “Comunicação, Corpo e Transformação”. A cerimônia aconteceu nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, um dos principais centros históricos do Estado.

O Seminário tem como objetivo valorizar as artes visuais e cênicas como a dança e o teatro, produzidos dentro da universidade, além das manifestações culturais desenvolvidas pela comunidade nativitana. Para a coordenadora Cynthia Mara, o evento tem a importância de produzir a troca de conhecimento local. Verônica Dantas complementa, ressaltando que as experiências e o conhecimento que devem ser trocados e valorizados.

Na solenidade de abertura, a professora Roberta Ramos (UFPE) discorreu sobre o tema “Comunicação, Corpo e Transformação”. Em seguida, foi à vez do grupo do (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI) de Natividade, fazer uma apresentação de Sússia (dança folclórica provavelmente de origem escravagista, caracterizada por músicas agitadas ao som de tambores e cuícas. Uma espécie de bailado em que homens e mulheres dançam em círculos).

Depois, o grupo de Teatro Experimental da UFT finalizou a programação com uma dramatização. O 8º Seminário Nacional de Arte, Comunicação e Cidadania, que acontece até o dia 02 de junho, é uma realização do curso de Comunicação Social da UFT, com o apoio da Prefeitura de Natividade.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito de Natividade, Joaquim Rodrigues, as professoras Roberta Ramos (UFPE) e Thalita Mucari, representando a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) da UFT, o secretário de cultura de Natividade, Túlio Dias, a secretaria de Assistência Social, Tânia Mara e as coordenadoras do evento, Cynthia Mara e Verônica Dantas. Alunos, professores e populares também participaram da cerimônia. (Yago Modesto é aluno do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFT)