Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT lançam livro sobre como fazer relatórios de estágio

Professores da UFT lançam livro sobre como fazer relatórios de estágio

Por Virginia Magrin | Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2012, 12h00 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Os alunos de todas as licenciaturas sabem que no final do semestre terão que produzir um relatório de seus estágios, com o resultado de trabalho de campo nas diversas escolas em que o trabalho foi cumprido. Mas essa passagem das ideias e observações nestes contextos, não é feita simplesmente com meros relatos e comentários.

Pelo contrário, é necessária uma acomodação linguística ao gênero discursivo em questão: relatório de estágio. Isso provoca, no aluno, uma dúvida - Como começar o relatório? O que realmente devo escrever? É preciso fundamentar os meus escritos ou devo simplesmente me ater às minhas impressões? Deve o relatório ter um componente crítico? Quais são as partes integrantes do relatório?

Com essas e outras indagações, o aluno sente a necessidade de um apoio, de uma base em que ele possa se sustentar para produzir um texto claro e mais preciso, a fim de que seu professor consiga vislumbrar o trabalho e a vivência em  que ele esteve envolvido.

Foi pensando em tudo isso que os professores da UFT, Wagner Rodrigues Silva e Ana Emilia Fajardo Turbin,  ambos professores  doutores de Estágio Supervisionado, ele na área de Língua Materna (Português) e ela na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, organizaram o livro Como fazer relatório de estágio.

O livro é voltado aos alunos estagiários e a outros interessados. De acordo com os organizadores, a proposta é abrir possibilidades para os alunos entrarem em contato  com a realidade de vários tipos de licenciatura e a leitura de relatórios esmeradamente compostos por estagiários orientados por professores de diferentes universidades.

Serviço - O livro foi publicado pela editora Liber e tem o custo de R$ 30,00 reais.