Página inicial > Últimas Notícias > UFT outorga título de Doutor Honoris Causa ao professor Zezuca Pereira

UFT outorga título de Doutor Honoris Causa ao professor Zezuca Pereira

Por José Filho | Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2012, 05h57 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h21

A Universidade Federal do Tocantins outorga, nesta sexta-feira (18), o título de Doutor Honoris causa ao professor tocantinense Zezuca Pereria. A cerimônia de outorga será às 9h, no Centro Universitário Integrado de Cultura, Ciência e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas. O evento será transmitido por webconferência para todos os câmpus.

Divulgação Natural de Monte do Carmo (TO), distante 89 km de Palmas, o professor Zezuca Pereira (foto) se destacou ao longo de sua trajetória com a publicação de vários artigos e livros abordando a criação do Estado do Tocantins e da própria UFT. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), da qual é professor titular aposentado, Zezuca é Mestre em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP).

Como docente, ministrou aulas para os cursos de Agronomia, veterinária, nutrição e Direito agrário na UFG, FUB e UECG/MT e ocupou vários cargos de direção na UFG. Na UFT, integrou a Comissão que implantou a Reitoria, foi o diretor executivo da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), assessor para Assuntos Estratégicos, chefe de Gabinete da Reitoria e atualmente responde pela Ouvidoria da Universidade.

O professor Zezuca Pereira será o sexto homenageado com a maior honraria da UFT. Já receberam o título, o bibliófilo José Mindlin e a escritora Zélia Gattai, ambos já falecidos. O escritor tocantinense Ruy Rodrigues, o filósofo e sociólogo francês, Edgar Morin, e a líder comunitária e quebradeira de coco, Raimunda Gomes da Silva, Raimunda Quebradeira.

Lançamento – A solenidade contará ainda com o lançamento do livro “As Novas Dimensões da Universidade-Intercidisciplinaridade, Sustentabilidade e Inserção Social” de autoria de Elimar Pinheiro e Alfredo Pena-Vega, (ORGS). A obra relata uma experiência inovadora de avaliação universitária, conduzida pelo Observatório Internacional de Reforma Universitária (Orus) com o apoio do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), sobre e com a UFT.

Esta avaliação é centrada nos três pilares, ou dimensões, que irão diferenciar as universidades do futuro, partindo da premissa de que as universidades de ponta serão aquelas capazes de desenvolver a interdisciplinaridade, de ser competentes na resposta às demandas da sociedade e de funcionarem de maneira sustentável. A cerimônia contará também com a participação da Banda portuense Mestre André.