Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFT figura em livro internacional sobre Segurança Alimentar
Início do conteúdo da página

Pesquisa da UFT figura em livro internacional sobre Segurança Alimentar

Por Thom Müller e Samuel Lima | Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2012, 15h26 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Professores do laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional da UFT (LabSAN) representam a pesquisa científica da Instituição no livro “Food Security: Quality Management, Issues and Economic Implications”, publicado pela editora internacional Nova Publishers. A obra reúne trabalhos do mundo todo no ramo da Segurança Alimentar – em especial, focados em gestão de qualidade e implicações econômicas.

O texto publicado se refere ao projeto "Avaliação do Programa de Rede Solidária de Restaurantes Populares em Palmas (TO) como Ação Integradora de Segurança Alimentar e Saúde", trabalho realizado pelos professores Fernanda Abadio Finco, Marcus Finco e Ana Flavia Coelho. O mesmo trabalho já rendeu à Universidade o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O estudo foi desenvolvido nos dois restaurantes populares de Palmas (Centro e Taquaralto) e no LabSAN, e verificou o nível socioeconômico e de saúde dos usuários, identificando o perfil de consumo dietético destes. "A partir daí fizemos reflexões sobre a condução da política no município, dentro do contexto de segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação, que agora, inclusive, é um direito constitucional", explana Fernanda, coordenadora da pesquisa.

Ainda para ela, o estudo traz o debate sobre o programa de restaurantes populares com embasamento técnico-científico. "Isso é inédito e pioneiro", ressalta. O estudo apresenta diversas sugestões ao programa, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da política, "de forma que esta possa, de fato, atingir o direito humano à alimentação adequada, seguindo suas diretrizes teóricas".
registrado em:
Fim do conteúdo da página