Página inicial > Últimas Notícias > Pausa Cultural terá Tião Pinheiro, Célio Pedreira e Banda Mestre André

Pausa Cultural terá Tião Pinheiro, Célio Pedreira e Banda Mestre André

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2012, 14h47 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Amantes da música e literatura tocantinenses terão uma ótima chance para conferir os trabalhos artísticos do jornalista, poeta e compositor José Sebastião Pinheiro (Tião Pinheiro); do médico, poeta e músico Célio Pedreira; e da banda Mestre André - composta por Pedreira (baixo e voz), Elizeu Lira (violão e voz), Torres (violão) e Valtinho (bateria). A terceira edição da Pausa Cultural ocorrerá no Corredor Cultural (Bloco IV, Campus de Palmas), nesta quarta-feira (15) a partir das 19h30. A entrada é franca.

DivulgaçãoSegundo Talles Moura, um dos organizadores da Pausa Cultural, "será uma ótima chance para conferir o talento desses expoentes da cultura regional. A Pausa Cultural é um espaço para apreciação, com programação variada, ou seja, não apenas com música, mas há também declamação de poesias e performances artísticas de outros gêneros".

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Marluce Zacariotti, enfatizou a importância do evento. "O evento vem ao encontro das prerrogativas institucionais da pró-reitoria no âmbito cultural, que é o de valorizar a literatura e a música locais. É importante também porque coloca a UFT como palco para as expressões regionais, promovendo a interlocução cultural e instigando a arte não apenas entre o público universitário, mas também em toda a comunidade", frisou.

A diretora de Cultura, Maria Sortênia Guimarães, destaca que essas ações são importantes para as comunidades. "São eventos como estes que potencializam as ações de cultura da Universidade Federal do Tocantins. As atividades de arte, cultura e educação ampliam os momentos de lazer das comunidades universitária e geral", disse.

A Pausa Cultural foi lançada em maio de 2010 e já recebeu diversos artistas do meio universitário e regional, como Éverton dos Andes e a banda asteroid 66 e os escritores como Gilson Cavalcante e Osmar Casagrande. É um espaço que objetiva a divulgação cultural em suas diversas formas, dando voz aos artistas locais, dentro e fora do contexto universitário.

Artistas - Célio Pedreira é tocantinense de Porto Nacional. Médico, poeta, cronista e músico, é autor dos livros "Porta", "Cantigas da Claridade", "Um poema Catedral uma Canção" (em parceria com o professor universitário Elizeu Lira), "Agudas e Crônicas", "Porto Transversal", "Três Cartas para Maria Isabel" e "Saúde e Comunidade".

Foto: Samuel Lima, Marcelo de Deus e Divulgação da banda
Pedreira, Pinheiro e banda Mestre André movimentam a Pausa Cultural

A Banda Mestre André também é de Porto Nacional e é composta por Elizeu Lira (violão e voz), Célio Pedreira (baixo e voz), Torres (violão) e Valtinho (bateria). Lira diz que a banda canta e toca a regionalidade. "É uma necessidade nossa, cantar em versos e prosas o cerrado: as várzeas e os buritis; as chapadas e os ipês; o sertanejo e sua morada; o vaqueiro e os currais; os índios com suas aldeias; os ribeirinhos e suas vazantes. E em especial ouvir com atenção a batida única do tambor de sussa e o canto divino dos foliões de Cabeceira", finaliza.

Tião Pinheiro é natural de Monte Alegre de Goiás, jornalista, poeta e compositor. Tem várias canções interpretadas por nomes como Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Dorivã, Oswaldo Montenegro, entre outros. Algumas das canções compuseram os discos "Lugares" e "Chave". Entre os livros destacam-se "De sonhos e de construção - poemas", "Janelas" e "Vôo Esperança".

marcador(es): Palmas