Página inicial > Últimas Notícias > Residência Multiprofissional em Saúde forma primeira turma

Residência Multiprofissional em Saúde forma primeira turma

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2012, 16h50 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h45
A primeira turma do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade - especialização Lato Sensu teve seu último encontro na tarde desta sexta-feira (27) no auditório do Bloco IV, no Campus da UFT em Palmas. Dezenove profissionais, entre profissionais de Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Serviço Social compuseram esta primeira turma. O curso foi promovido por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as secretarias de Saúde do Estado do Tocantins (Sesau) e do municípío de Palmas (Semus).

Foto: Samuel Lima
Renata, Maria Zoreide, Bonilha, Barbiero, Linvalda, Lisy e Christine (e p/ d)

O reitor da UFT, Alan Barbiero, destacou a importância desses novos profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). "É nossa primeira residência e que incorpora profissionais na área não médica. Isto insere a UFT de forma mais intensa no sistema de saúde do Estado. Foi um grande desafio, tivemos dificuldades, mas conseguimos formar essa primeira turma de residentes do Estado do Tocantins". Em seu discurso, Barbiero destacou o empenho de todos os parceiros, professores e preceptores e também dos profissionais que participaram do curso.

Linvalda Rodrigues Henrique de Araújo, da Escola Técnica de Saúde do Tocantins, representando o secretário estadual de saúde, Raimundo Pires, destacou a importância dos profissionais que se formaram no curso, enfatizando o potencial que eles têm para defender e modificar para melhor o Sistema Único de Saúde. O secretário municipal de Saúde, Samuel Bonilha, destacou o nível de conhecimento obtido pelos profissionais com o curso. "Agora, o serviço público precisa absorver estes profissionais, porque eles estão saindo preparados e com um grande conhecimento para contribuir com a Atenção Básica em todo o Tocantins", frisou.

A coordenadora do curso, pela UFT, professora Maria Zoreide Brito Maia, enfatizou os aspectos educativos do curso, em coerência com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. "As duas instituições se comprometeram em desencadear processos educativos e partiram da realidade sócio epidemiológica e cultural do estado com a finalidade de melhoria da organização do trabalho dos profissionais de saúde tocantinense". Segundo ela, o curso permite que haja uma aproximação das redes com a realidade em que vivem, "dando subsídios para as mudanças necessárias e melhoria no quadro existente da gestão e atenção à saúde em nosso estado", concluiu.

Foto: Samuel Lima
Mesa da solenidade (sentados) e parte dos formandos da Residência (em pé)

Também ressaltaram a importância do curso a coordenadora administrativa do curso, Lisy Mota da Cruz e a professora Christine Ranier Gusman, ex-coordenadora do curso. Renata Carvalho Murad da Cunha, representando o coordenador do Núcleo de Estudos da Saúde do Tocantins (Nest) da UFT, Neilton Araújo de Oliveira. Amigos e familiares dos formandos também participaram da sessão solene.
marcador(es): Reitoria