Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Corpo de Bombeiros habilita colaboradores para formação da brigada de incêndio
Início do conteúdo da página
HDT-UFT

Corpo de Bombeiros habilita colaboradores para formação da brigada de incêndio

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 15h00 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 16h11

Corpo de Bombeiros habilita grupo de colaboradores para formação da brigada de incêndio do HDT-UFTCorpo de Bombeiros habilita grupo de colaboradores para formação da brigada de incêndio do HDT-UFT (Foto: Dainni Parreira)Cerca de 80 profissionais indicados das diversas áreas do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberam treinamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Araguaína (TO), com a finalidade da formação da brigada de incêndio da unidade de saúde. O curso ocorreu em duas turmas, nos dias 04 e 05 e 11 e 12 de dezembro, com intuito de instrumentalizar os integrantes da brigada para o atendimento em situações de emergência, na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

Todo o hospital está equipado, com extintores e mangueiras de incêndio, iluminação de emergência, e demais sinalizações previstas em lei. A formação da brigada de incêndio é uma obrigação necessária para a obtenção do Certificado de Aprovação ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Este documento certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio, contemplando medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas, que possam garantir à edificação proteção no segmento de segurança contra incêndios.

O técnico em Segurança do Trabalho do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), Manoel Joaci Gomes, explica que o próximo passo será a seleção dos integrantes da brigada do HDT-UFT. “Para a efetivação do grupo que ficará responsável pela operação dos equipamentos, foi necessário preparar as pessoas para atuarem em situações emergenciais, para auxiliar no plano de abandono, identificar produtos perigosos e reconhecer seus riscos, visando preservar a vida e o patrimônio”, enfatizou, concluindo que serão indicadas as pessoas que apresentaram o perfil para assumir um posto na brigada.

Para o técnico em Farmácia, Vinicius Macedo de Sousa, embora todo o aprendizado do curso tenha sido para aplicar nas possíveis ocasiões que houverem princípios de perigos que foram abordados dentro da empresa, são ensinamentos valiosos que também podem ser usados na vida pessoal.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Rangel Branco da Silva, comentou ao final do segundo dia de treinamento que obteve êxito na capacitação. “Realizamos uma prova e o resultado foi 70% de aproveitamento de todos os participantes, ficamos muito feliz, a turma é muito dedicada. O mais importante para a pessoa que se propõe a ajudar, é a calma, isso ajuda na lisura dela e a socorrer com mais eficiência as pessoas que estão precisando”, comentou.

Confira alguns registros do treinamento: 

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página