Página inicial > Últimas Notícias > Nota do Enem é porta de entrada para três cursos em Tocantinópolis
Sisu 2019

Nota do Enem é porta de entrada para três cursos em Tocantinópolis

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 11h52 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 17h26

Unidade Babaçu, recentemente inaugurada em Tocantinópolis (Foto: Daniel dos Santos / Sucom)Unidade Babaçu, recentemente inaugurada em Tocantinópolis (Foto: Daniel dos Santos / Sucom)Na cidade de Tocantinópolis, no extremo Norte do Tocantins, também conhecido como região do Bico do Papagaio, está um dos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A instituição, no município, conta com 54 professores e 35 técnicos administrativos que, juntos, atendem os quatro cursos ofertados pelo Câmpus, que somam 712 alunos matriculados nos cursos presenciais da Universidade: Licenciaturas de Pedagogia, Educação Física, Ciências Sociais e Educação do Campo.

O Câmpus de Tocantinópolis conta com duas unidades: uma no centro da cidade, herdada da estrutura antiga da Universidade do Tocantins (Unitins), e outra recentemente inaugurada - a Unidade Babaçu (foto) - que conta com blocos para salas de aulas, biblioteca e laboratórios. A nova unidade atende a uma demanda antiga da comunidade acadêmica.

Vagas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019/1 oferece 60 vagas, divididas entre os cursos de Pedagogia (20 vagas), Educação Física (20 vagas) e Ciências Sociais (20 vagas). O curso de Educação do Campo tem processo de ingresso (Vestibular) próprio, sendo realizado de forma individualizada.

Confira, na galeria abaixo, uma breve descrição dos cursos ofertados, formato da graduação (se Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico), do profissional formado por meio deles e também o campo de atuação para quem escolher estes cursos:

Mudanças nas opções do Sisu 2019

Os candidatos devem ficar atentos às mudanças do Sisu para 2019, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas das alterações são na chamada regular, onde antes era possível escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para se manter na lista de espera da primeira. Agora, será apenas uma chamada regular,no qual o estudante que for selecionado em uma das opções de curso desta chamada, não poderá participar da lista de espera. Caso o candidato não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança permite "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu." Ainda de acordo com o Ministério da Educação, outra mudança prevista para 2019, é em relação ao tempo de convocação das listas de espera, pois, estima-se uma diminuição no prazo, por conta da alteração na chamada regular, fazendo com que os estudantes aprovados consigam se matricular antes do período letivo, auxiliando a diminuir a quantidade de vagas ociosas.

Cronograma:
Período de inscrições 22/01 a 25/01
Resultado da chamada regular  28/01
Prazo para participar da lista de espera  28/01 a 04/02
Matrícula da chamada regular devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada Instituição em seu edital próprio  30/01 a 04/02
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data 07/02

Conheça Tocantinópolis

Com 160 anos de história e resistência, Tocantinópolis se localiza na microrregião do Estado do Tocantins conhecida como Bico do Papagaio. Antes conhecida como Boa Vista, a cidade foi palco de duas revoltas emancipacionistas, conhecidas como Primeira e Segunda Revolta de Boa Vista. Os movimentos aconteceram em momentos de grande importância história, tanto para o país quanto para o futuro estado que surgiria.

Atualmente a cidade conta com 22.896 habitantes e a economia é baseada, principalmente, pelos setores público, comércio varejista, prestadores de serviços, atividades agropecuárias e pequenas indústrias. Seus principais atrativos turísticos são as praias regionais como a Praia da Santa e os diversos balneários existentes no município.