Página inicial > Últimas Notícias > Campanha realiza 230 testes rápidos de HIV e sífilis para estudantes e servidores
HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 08h49 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 11h10

O estudante Brito recebendo o laço da campanha (Foto: Paulo Souza / HDT Divulgação)O estudante Brito recebendo o laço da campanha (Foto: Paulo Souza / HDT Divulgação)Equipe multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram 230 testes rápidos de HIV e sífilis com aconselhamentos durante esta sexta-feira (30), no Câmpus Cimba, da UFT em Araguaína (TO). A ação também ofertou insumos de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e abrangeu servidores, terceirizados e estudantes da universidade, acima de 16 anos.

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato esteve no evento e enfatizou que considera bastante relevante a aproximação do HDT-UFT com a comunidade acadêmica. “Ver o hospital universitário se inserindo nas atividades do Câmpus, nos dá uma visibilidade, as pessoas passam a conhecer um pouquinho mais do trabalho desenvolvido pela unidade hospitalar.  A ampliação do leque de ações, saindo do espaço do hospital é fundamental, ao passo que possibilita a interação e participação de profissionais de diversas áreas com o público acadêmico, servidores técnicos administrativos e a comunidade, esse é um grande diferencial da UFT”, disse.

A chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, Ana Emília Aguiar destaca que o envolvimento dos profissionais na campanha foi fundamental para esse resultado positivo. “Alcançamos as expectativas, tendo em vista que a intenção é realmente esta, de alertar a população acadêmica da importância do uso do preservativo, que ainda é a melhor forma de prevenção, assim como fazer o diagnóstico precoce, o que aumenta consideravelmente a eficácia do tratamento e leva a uma melhor qualidade de vida”, comentou.

Após realizar o teste, o estudante de licenciatura em química, Leonardo de Sousa Brito, comentou que acha essa campanha essencial, principalmente para os alunos que muitas vezes não tem tempo de procurar uma unidade de saúde para realizar a testagem. “Hoje em dia, tempo é algo muito difícil de administrar, e sabemos que quanto antes iniciar o tratamento é melhor, então com 20 minutos você já fica sabendo o resultado; trazer essa atividade para academia que trabalha com ciência é muito pertinente”, disse parabenizando.

Para a psicóloga do HDT-UFT, Kassia Delany, que trabalhou como aconselhadora, a experiência extramuro foi bastante rica. “É um aprendizado para a gente, sair um pouco da rotina do hospital para atendermos outros públicos, e acabamos fortalecendo o vínculo com o pessoal da UFT. Acho muito interessante esses lugares que ofertam este serviço proporcionarem essas ações, e o CTA como é referência aqui em Araguaína e no Tocantins, estamos cumprindo nosso papel; fico feliz de poder contribuir”.

A atividade está alinhada à campanha do Ministério da Saúde, que este ano traz o tema “30 anos do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Uma bandeira de histórias e conquistas”. O dia 1º de dezembro é a data oficial de luta contra a Aids e durante todo o mês, conhecido por “Dezembro Vermelho” são realizadas diversas ações pelo país, com o principal foco no uso de preservativos.

A realização do projeto é da Divisão de Gestão do Cuidado, por meio das Unidades de Doenças Infectoparasitárias e Multiprofissional, apoiado pela Unidade de Pronto Atendimento e Clínica Médica, Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Divisão de Enfermagem, Ouvidoria.

A ação, conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Tocantins, e dá continuidade ao “Projeto Viver Melhor”, que é voltado para os servidores e alunos, com intuito de promover um ambiente físico, mental e social saudável, através de ações de incentivo ao autocuidado e, também, terapêuticas, quando necessário.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT