Página inicial > Últimas Notícias > Atividades físicas e treinamento do Corpo de Bombeiros encerram a 2ª SIPAT
HDT-UFT

Atividades físicas e treinamento do Corpo de Bombeiros encerram a 2ª SIPAT

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 08h18 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 10h19

O evento ocorreu de 26 a 30 de novembro e contou com a participação diária de 80 empregados do HDT-UFT

Atividades físicas e treinamento do Corpo de Bombeiros encerram a 2ª SIPATA segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve seu encerramento marcado na manhã desta sexta-feira (30), com atividades físicas, e palestra sobre prevenção e combate a princípios de incêndio, seguido de demonstração do uso correto dos extintores de incêndio.

Com o tema central “Respeite a vida, trabalhe com segurança”, a programação iniciou na segunda-feira (26), e abordou assuntos atrelados à saúde e bem-estar dos empregados, tais como: uso das tecnologias; sensibilização ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); vacinação para profissionais de saúde; saúde mental do trabalhador e seus impactos na qualidade de vida, refeições fora do lar - marmitas saudáveis, Uso da PEP (Profilaxia Pós Exposição ao HIV) e seus efeitos colaterais, motivação profissional, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), entre outros.

A 2ª SIPAT foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (CIPA), gestão 2018/2019, em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST). Para o presidente da CIPA, Laércio de Sousa Araújo, o evento foi um sucesso. “Fruto de parcerias de qualidade, de uma ligação harmoniosa do empregado e empregador; e isso só foi possível graças a união de todos. Nas palestras, tivemos uma adesão em massa do empregado, foram em média 80 colaboradores por dia, atingindo todos os setores do hospital, terceirizados, cedidos e empregados, cumprindo o objetivo da SIPAT”.

Na ocasião, o primeiro Sargento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Araguaína (TO) Gilvan Guimarães dos Santos, reforçou a relevância de contribuir com eventos deste teor. “Um trabalho importante a orientação quanto ao uso de extintores, é fundamental que as pessoas aprendam como utilizar esse equipamento, que são muito eficientes na questão do combate ao princípio de incêndio, tendo em vista que esse treinamento, com certeza ajuda a evitar muitos incidentes”, enfatizou.

A auxiliar de serviços gerais, Jorcyleia Barbosa da Silva, avaliou as palestras que ela participou como gratificante. “Tive a oportunidade de tirar as dúvidas que eu tinha sobre vários temas, que ajudam em nossa saúde, para mim foi perfeito, eu e minhas colegas gostamos muito, vou levar o aprendizado para minha vida, tanto no trabalho como fora daqui”, concluiu.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT