Página inicial > Últimas Notícias > Encontro nacional discute criação de doutorado em Filosofia
PROF-FILO

Encontro nacional discute criação de doutorado em Filosofia

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 12h07 | Última atualização em Terça, 11 de Setembro de 2018, 12h16

Com a presença de representantes da UFT e de outras 15 universidades de diversas regiões do Brasil, ocorreu nos últimos dias 03 a 05 de setembro, em Fortaleza/CE o I Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo), que é um Mestrado em Rede, ou seja, com diversos nucleos espalhados pelo país, em universidades parceiras. Uma das discussões do encontro foi a construção do doutorado em Filosofia, com área de concentração em Ensino de Filosofia.

Na discussão na capital cearense, representaram a UFT os docentes Sérgio Gomes Soares (coordenador do nucleo do Prof-Filo na UFT), Alessandro Rodrigues Pimenta e Roberto Antônio Penedo do Amaral, além dos alunos mestrandos Rafael Silva Oliveira, Maurício Santos da Luz e Hudson Ralf Martins de Sousa Pinto, do Prof-Filo na UFT.

Para o coordenador Soares, “o núcleo Prof-Filo da UFT tem cumprido seu papel social e acadêmico devido à qualidade dos trabalhos e as localidades de onde os discentes se descolam para a as aulas na UFT”. Segundo ele o evento serviu para o conhecimento das diversas experiências do Mestrado no país e também para a realização de reuniões visando a otimização dos objetivos do curso. O professor Pimenta destacou que a UFT está desde o início na concepção do Mestrado em Filosofia (em rede) e que a instituição “se inseriu de modo muito positivo na Associação Nacional de Formação de Professores (Anfop) com este Programa e no Grupo de Trabalho (GT) Filosofar e ensinar a Filosofar”.

O Encontro teve ainda presenças de representantes da área dos Mestrados Profissionais na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenador do núcleo na Federal do Ceará (UFC), professor Evanildo Costeski; e o coordenador geral do Prof-Filo, professor Antônio Edmilson Paschoal (da Federal do Paraná). Eles ressaltaram a importância do programa e falaram sobre o processo de construção do curso de Doutorado Profissional em Filosofia, com concentração em Ensino de Filosofia.

Seleção 2019

O Prof-Filo está com inscrições abertas para o ingresso de acadêmicos no Mestrado Profissional para 2019. Para o núcleo na UFT são nove vagas, e as inscrições podem ser realizadas até 30 de setembro, pela internet. O acesso para inscrição é pelo site do Programa, onde é possível preencher o formulário disponibilizado.

A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 60,00 e deve ser paga via Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme orientações explicitadas no Edital, disponível no site do Programa. Para mais informações sobre as vagas na UFT, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

marcador(es): Palmas,Home,Prof-Filo