Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Residência Pedagógica prorroga inscrições e aumenta número de vagas

Programa de Residência Pedagógica prorroga inscrições e aumenta número de vagas

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 16h45 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 16h45

A coordenação do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP/UFT/Capes), voltado para alunos dos cursos de licenciatura, prorrogou o prazo para as inscrições (tanto para alunos/bolsistas quanto para candidatos a preceptores). Além de estender os prazos de inscrição para os dias 3 e 4 de julho (para candidatos a bolsistas e preceptores, respectivamente), os editais de retificação trazem também aumento no número de vagas - de 456 para 480 para alunos/bolsistas e mais três vagas para preceptores.

Podem participar estudantes a partir do 5º período/semestre, ou que tenham integralizado pelo menos 50% do curso de graduação. Há vagas para os cursos de Artes, Biologia, Ciências Sociais, Educação do Campo, Filosofia, Física, Geografia, Letras (Português), Química, Matemática e Pedagogia. Segundo a a coordenação do Programa, os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 400. O Programa é uma ação implementada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação.

Confira, abaixo, os links para os editais de retificação nº 73/2018 e 74/2018, para alunos e voluntários, e para preceptores do Programa Residência Pedagógica, respectivamente:

Leia, no quadro abaixo, mais informações sobre o Programa:

Sobre o Programa

O RP é direcionado aos discentes de curso de licenciatura das Instituições de Ensino Superior IESs (públicas e privadas) e visa fomentar projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura e sejam desenvolvidos, exclusivamente, em parceria com as escolas e professores redes públicas Estaduais, Municipais e Federais.

O RP consiste na imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática e sua relação com a profissionalização do docente escolar. Todo processo deverá ser utilizado para repensar, reformular e inovar o estágio curricular dos cursos de licenciatura.

Tais projetos inovadores deverão ser desenvolvidos por discentes regularmente matriculado em curso de licenciatura, orientado por um docente de Licenciatura de uma IES e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. As atividades também, devem ser acompanhadas por um preceptor que deverá ser é um professor da educação básica.

Confira todos os documentos já publicados nesta seleção: