Página inicial > Últimas Notícias > Centenário da Capoeira Regional homenageia Mestre Bimba
PALMAS

Centenário da Capoeira Regional homenageia Mestre Bimba

Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 17h29 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 16h40

O Tributo ao Mestre Bimba, em comemoração ao centenário da Capoeira Regional, foi realizado no último sábado (16) no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). A programação do evento teve início na sexta-feira na Casa Mestre Buda e o Tributo ocorreu na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas.

O evento foi promovido pela Associação Terreiro de Capoeira, Educação, Cultura e Ecologia de Palmas com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e na ocasião foram entregues certificados de homenagem para os seguidores do Mestre Bimba que vieram de outros estados, dada a dedicação e contribuição em prol da cultura da capoeira.

Os mestres que receberam homenagem foram: José Bispo Correia (Mestre Pombo de Ouro), Raimundo Cesar Alves de Almeida (Mestre Itapoan), Walce Souza (Mestre Deputado), Hélio Tabosa de Morais (Mestre Tabosa), Jairo Roberto Pedreira Bamberg (Mestre Angoleiro), Josevaldo Lima de Jesus (Mestre Saci), Oto Roberto Malta Santos (Mestre Urso Branco) e Marinalva Nascimento Machado (Rosa Rubra).

Mestre Bimba

Manoel dos Reis Machado (1900-1974) foi responsável pela revolução que deu origem a uma nova modalidade de capoeira, a Capoeira Regional. Hoje, após 100 anos, o método de ensino da capoeira proposto por Mestre Bimba é utilizado por vários Mestres, sendo reconhecido como grande responsável na descriminalização da capoeira, educador e guerreiro.

marcador(es): Palmas,Proex,Home,Capoeira