Página inicial > Últimas Notícias > Confraternização marca o encerramento da 2ª Semana da Enfermagem do HDT-UFT
Araguaína

Confraternização marca o encerramento da 2ª Semana da Enfermagem do HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 18h27 | Última atualização em Segunda, 21 de Mai de 2018, 18h36

A palestra motivacional do Diretor Superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann e o depoimento do músico Ericson Meira (Panda), que mencionou sua estadia no hospital agradecendo aos profissionais pelo tratamento recebido, foram as principais atrações da confraternização que marcou o encerramento da 2ª Semana da Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), situada no município de Araguaína (TO).

Durante encerramento da 2ª Semana de Enfermagem (Foto: Paulo Souza)
A Semana teve como tema central “Amar; Cuidar; Respeitar: Enfermagem”, com palestras e discussões que ocorreram no auditório do Hotel Premier, de 14 a 17 de maio, sendo finalizado no Hall da Ala B do HDT-UFT, nesta sexta-feira (18), evento no qual também celebrou o dia internacional do enfermeiro ocorrido no dia 12 de maio e o dia do técnico em enfermagem, comemorado no dia 20.

Profissionais da enfermagem do HDT-UFT (Foto: Paulo Souza)
Na ocasião, o superintendente do HDT-UFT, José Pereira Guimarães Neto fez questão em parabenizar de forma especial as pessoas que participaram da comissão de organização. “Um ato de doação voluntária e isso que nos dá força para continuarmos em nosso ofício dentro de uma instituição hospitalar; esta é uma semana de lavar a alma, de transbordar, de motivar uma unidade de cuidado reconhecida. Temos alegria em vestir a camisa e não temos acanhamento em sonhar; queremos fazer daqui o melhor hospital do estado do Tocantins”, disse.

Em seguida, Omar Hennemann proferiu palestra motivacional com o tema “mude ou morra”, dando exemplos de sua trajetória e contextualizando com as novas tecnologias, reforçando a importância das relações presenciais. Já o “Panda” falou sobre o período em que esteve internado no HDT-UFT, “ninguém escolhe ficar doente, e aqui posso dizer que encontrei amigos, pessoas, profissionais que não me conheciam mais que me proporcionaram um atendimento de qualidade, humanizado”, disse, encerrando o testemunho com uma música sobre amizade.

Objetivo

O evento teve o objetivo de congregar saberes e práticas na garantia da oferta do cuidado qualificado, promovido em equipe, traduzido em amor pelo que faz, no cuidar e respeitar as pessoas, fazendo da enfermagem uma área que se destaca pela humanização, integração e qualificação na atenção à saúde, no ensino e na pesquisa no âmbito de hospital universitário federal, compondo a Rede Ebserh.

O enfermeiro Jáder José Rosário da Silva, representando a chefia da Divisão de Enfermagem ressaltou que esta é uma ação de grande relevância para a promoção do cuidado de uma enfermagem mais qualificada e humanizada no âmbito do HDT-UFT.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT