Página inicial > Últimas Notícias > Assinado Termo de Cooperação entre a UFT e a Universidade da Flórida
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Assinado Termo de Cooperação entre a UFT e a Universidade da Flórida

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 16h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 16h07

Momento da assinatura do termo pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato (Foto: Caio Mota/RBA/Divulgação)Momento da assinatura do termo pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato (Foto: Caio Mota/RBA/Divulgação)A assinatura de um termo de cooperação entre a UFT e a Universidade da Flórida (UF) marcou as atividades do Workshop “Rios, Terras e Culturas: Aprendendo com o Sistema Socioecológico do Tocantins", da Rede de Pesquisas em Barragens Amazônicas: Avançando a Pesquisa Integrativa e a Gestão Adaptativa de Sistemas Socioecológicos Transformados por Barragens Hidrelétricas na última quarta-feira (16). O Workshop, que foi iniciado no dia 14 com atividades externas, reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros no Anfiteatro (Bloco D), no Câmpus da UFT em Palmas.

O termo foi assinado pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato em mesa composta por Elineide Eugênio Marques, do Programa de Pós-graduação em Ciência do Ambiente e coordenadora local da Rede; Bette Loiselle, diretora do Centro de Conservação e Desenvolvimento Tropical da Universidade da Flórida (TCD-UF); o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, Raphael Sanzio Pimenta; a vice-coordenadora do PPGCiamb, Liliana Pena Naval; a professora e futura coordenadora do PPGCiamb, Kellen Lagares; e a professora da Universidade da Flórida e coordenadora do Workshop, Simone Athayde.

Bette destacou, em sua fala, que o presidente da Universidade de Flórida não pôde estar presente, mas encaminhou toda a documentação legal para formalização do termo de cooperação e que é muito importante a cooperação entre as duas instituições, agradecendo ainda às agências de financiamento da Fundação para a Ciência dos Estados Unidos e também à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Brasil.

Bovolato ressaltou que o acordo, além de permitir a ampliação das relações e o intercâmbio técnico-científico entre as instituições, vem ao encontro do movimento em torno da internacionalização da UFT, com abertura de possibilidades em diversas áreas, para além da pesquisa e da pós-graduação. "Ganham as duas instituições e para nós isso coincide com o esforço que temos feito para a internacionalização. Para nós há também o diferencial aberto para a mobilidade de docentes e discentes para a Universidade da Flórida e também o inverso, com a recepção de estudantes e professores daquela universidade", disse.

O Workshop foi promovido por meio de parceria entre universidades brasileiras e a Universidade da Flórida (EUA). Contou com a participação de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de instituições brasileiras e estrangeiras. Na UFT o evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb).

Nesta sexta-feira (18), pesquisadores integrantes do Workshop voltaram a participar de um Dia de Campo, nas cidades de Tocantínia e também nas aldeias xerente da região. Eles foram acompanhados por alunos do PPGCiamb, docentes da UFT e também por Paulo Xerente, que é aluno do PPGCiamb e indígena.

Possibilidades do termo de cooperação
De acordo com os os termos do documento assinado, o principal objetivo é o o desenvolvimento de esforços de cooperação interinstitucional, reforçando a troca de experiências acadêmica e de pesquisa, com:

• intercâmbio de estudantes e docentes entre UF e UFT;
  • exploração para o desenvolvimento de cursos online que unam salas de aula das instituições em temas relacionadas aos povos indígenas, conservação e desenvolvimento, ciências ambientais e outros correlatos;
  • exploração de oportunidades para desenvolver programas baseados em campo para estudantes das duas IES;
  • envolvimento de docentes, discentes e parceiros da UFT na conferência anual do Centro de Estudos Latino-Americanos de 2020;
  • exploração para desenvolvimento de um programa de certificação de pós-graduação para estudantes da UFT através da UF e;
  • desenvolvimento de uma proposta conjunta para obtenção de financiamento de uma ou mais das atividades propostas.

Todas as palestras realizadas no Workshop podem ser conferidas no Canal de Youtube da Rede de Barragens Amazônicas.

Veja algumas fotos do último dia de Workshop:

marcador(es): Palmas,Home,PPGCiamb