Página inicial > Últimas Notícias > Abertura da I Jornada Comunica Calango discute elo entre graduação, pós-graduação e mercado
Jornalismo

Por Claudius Vinicius | Supervisão: Luana Nunes | Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 12h00 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 22h24

Momento na oficina sobre internet, redes sociais e jornalismo (Foto: Divulgação)Momento na oficina sobre internet, redes sociais e jornalismo (Foto: Divulgação)A abertura da I Jornada Comunica Calango, com a temática: “O Jornalismo como elo de integração entre Graduação, Pós-Graduação e Mercado”, teve início nesta terça-feira (17), com abertura sendo realizada às 8h30 no Complexo Laboratorial de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a programação seguiu com oficinas e minicurso.

A primeira oficina realizada no evento teve como responsáveis os alunos Zeus Bandeira e Patrícia Ströher, com o tema: “Internet, redes sociais e Jornalismo: Um guia para otimizar a atuação profissional usando o melhor de cada ferramenta”.

As outras atividades realizadas no turno matutino foram à oficina de “Fanzine” com Jesica Montoya Maldonado e o minicurso: “Jornalismo esportivo brasileiro – Um panorama histórico” sendo facilitadores João Pedro Veiga e Henrick Cecílio.

A acadêmica do curso de Jornalismo Jesica Montoya Maldonado, definiu os objetivos da oficina que coordenou: O fanzine tem o objetivo de atingir as mulheres da comunidade acadêmica, para expressar os abusos e assédios vividos dentro e fora da universidade. O fanzine foge do estético, mulheres com o mesmo intuito escrevendo poesias e frases que ajudam emponderar outras mulheres, as que são caladas aqui vão se soltar. O debate traz poesias, historias e desenhos de empoderamento feminino, feminismo, nome social, ensinar a como se portar com as mulheres e possíveis situações de assédios podem vir à tona, você não sabe, mas acontece”.

João Pedro, que também é acadêmico de Jornalismo da UFT, comentou sobre a abordagem do minicurso que esteve na função de facilitador: Nossa linha da apresentação basicamente é trazer a história do jornalismo esportivo brasileiro, colocar em debate essa forma de fazer jornalismo esportivo no Brasil que é muito factual, a gente tem que olhar para jornalismo esportivo com mais carrinho não separar política do futebol ou política de qualquer outro esporte se não você perde a essência e acaba fazendo mateiras rasas e factuais e aí o nosso debate é fomentar essa história.

As atividades prosseguiram no período vespertino com o minicurso: “Tratamento de Fotografia no Lightroom” facilitador Júnior Bernardo; Oficina “Bullet Jornal” com Vivian Albuquerque. Encerrando o primeiro dia, no período noturno, a programação contou ainda com um bate-papo entre alunos e docentes do curso “Vamos conversar? – Alunos e professores com aprendizes: a graduação com espaço de troca de conhecimento” e a palestra “Dia-a-dia de Imprensa”, tendo como palestrante Isis Coutinho da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas.

A Jornada integra o 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), e está sendo realizada sob a responsabilidade do Centro Acadêmico de Jornalismo. As atividades da Jornada seguem até o dia 19 de abril no Câmpus da UFT em Palmas.

Confira outras fotos das atividades:

marcador(es): Palmas,Home,Jornalismo