Página inicial > Últimas Notícias > Inauguração de monumento dará início às celebrações pelos 15 anos da UFT
IDENTIDADE

Inauguração de monumento dará início às celebrações pelos 15 anos da UFT

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 11h12 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 17h42

A inauguração do monumento do brasão oficial da Universidade Federal do Tocantins na entrada do Câmpus de Palmas dará início às celebrações pelos 15 anos de efetiva implantação da Universidade, a serem completos no próximo dia 15 de maio. A solenidade ocorrerá às 16h30 da próxima segunda-feira (16 de abril), com a presença de autoridades universitárias e representantes discentes, docentes e dos técnicos administrativos.

À cerimônia estarão presentes o reitor Luís Eduardo Bovolato, a vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros, além de pró-reitores, diretores de câmpus e de órgãos complementares, coordenadores de cursos, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação.

Monumento tem 3m de altura por 2,3m de largura (Foto: Kléber Abreu/Dicom)Monumento tem 3m de altura por 2,3m de largura (Foto: Kléber Abreu/Dicom)O monumento, reproduzindo o Brasão da Universidade (que é um dos símbolos da UFT, juntamente com a marca oficial), tem três metros de altura por 2,3 metros de largura e foi construído pela Prefeitura Universitária. A arquiteta Hamistenie Rossana explica que a obra foi feita em alumínio composto (ACM, em termos técnicos na língua inglesa, Aluminum Composite Material). Além de leve e resistente, tem boa durabilidade e é de fácil manipulação com bom desempenho térmico e acústico. À noite o monumento será iluminado por quatro refletores LED (no inglês, Light Emitting Diode, ou diodo emissor de luz) de baixo consumo de energia.

O local onde o monumento foi instalado e o ângulo em que ele fica também foi estudado. "A angulação foi pensada de modo deixar o monumento visível tanto para quem está entrando como para quem está saindo da Universidade e confere visibilidade para quem está na rotatória também; de qualquer lado é possível ter uma boa visibilidade", disse a arquiteta.

O diretor de Comunicação da UFT, Kleber Abreu, enfatizou que "a ideia do monumento nasceu na própria Diretoria, com o intuito de reforçar, nas três categorias (técnicos, alunos e professores) a identidade institucional e buscar o fortalecimento da marca UFT". O diretor destacou que a inauguração dá início à série de eventos e programações que vão compor as comemorações pelos 15 anos de implantação da Universidade Federal no Tocantins.

Saiba mais sobre os símbolos da UFT no link abaixo:

marcador(es): Dicom,Home